Guia da Insônia #28 Ernest Hemingway

 Ernest Miller Hemingway (1899-1961)

Estilo: Modernismo, Ficção Histórica, Aventura
 
   Participando da Primeira Guerra Mundial como motorista de Ambulância, os horrores guerra foi um tema recorrente nos escritos de Hemingway.
Tendo também a morte em geral, inclusive suicídio, como temática frequente, podemos dizer que o escritor escrevia sobre o que vivenciava durante sua vida, visto que o escritor, aos trinta anos, perdeu o pai pelo suicídio.
   Tendo crescido também com uma mãe opressiva e dominadora, as personagens femininas do escritor não raro são cínicas e indignas de confiança. Hemingway teria recebido de "presente" de sua mãe a pistola com a qual seu pai teria tirado a vida. O escritor ficou perturbado, perguntando-se se era um convite para que ele também tirasse a vida. Se era um convite, o escritor aceitou em 1961, aos 61 anos, usando seu rifle de caça, já debilitado pela hipertensão e o diabetes e, certamente, por depressão.
     Outros temas recorrentes de sua obra é o mar, a caça, as touradas e, por incrível que pareça, histórias de amor.


 
 
Sugestões de leitura  




A Farewell to Arm (Adeus às Armas). 1929. Ficção Histórica. É a história de amor de um motorista de ambulância, que serviu na Primeira Guerra Mundial, o tenente Frederic Henry. Ele se apaixona por uma enfermeira inglesa e fará tudo por esse amor, incluindo deserção. É notado paralelos com sua vida real, revelando uma pseudo-autobiografia.




For Whom the Bell Tolls (Por Quem os Sinos Tocam). 1940.  Ficção Histórica. Em mais um romance de guerra, desta vez o protagonista é Robert Jordan, um demolidor atuando na Guerra Civil Espanhola, do lado dos anti-fascistas. Ele recebe a missão de demolir uma ponte de importância estratégica. Este é considerado um dos melhores trabalhos do escritor.





Across the River and Into the Trees (Cruzando o Rio, Entre as Árvores). 1950. Drama de Guerra. A obra retrata os últimos dias de vida do coronel Richard Cantwell. Acometido por uma doença cardíaca em fase terminal, ele relembra suas experiências de vida, durante as duas Guerras Mundiais.







The Old Man and the Sea (O Velhor e o Mar). 1952. Aventura. Santiago é um velho pescador em uma maré de azar. Após meses sem pescar nada, o desacreditado pescador perde seu jovem aprendiz, que é enviado pelos pais para aprender com pescadores melhor sucedidos. Após avistar um Marlin gigantesco no alto-mar, ele é zombado na vila inteira como um mentiroso. Santiago fará de tudo para pescar o colosso, e recuperar sua dignidade. Este romance, que assumes ares criptozoológicos, é a obra mais premiada de Ernest Hemingway; lhe rendendo um Pulitzer e um Nobel.






Under Kilimajaro (Ao Sopé do Kilimajaro). 1999. Pseudo-documentário. Esta obra trata dos eventos ocorridos durante seu último safari no Quênia. O livro relata as caçadas do escritor e de sua esposa em meio a um possível ataque, visto que a colônia queniana enfrentava uma rebelião. Escrita como se fosse verdade, nota-se elementos ficcionais. No artigo Africa Revisited, do The Hemingway Review, Robert Fleming comenta que o escritor "não pôde desligar o mecanismo que produz ficção;" considerando a obra uma mistura entre memórias reais e ficção.






 
Os contos com Nick Adams. Ernest Hemingway também escreveu inúmeros contos, muitos deles protagonizados pelo personagem Nick Adams, um militar traumatizado, que compartilha certas características com o próprio escritor. Os contos de Nick Adams aparecem ao logo de todas as coletâneas de contos do escritor publicadas, e quase sempre são histórias muito sombrias, beirando ao horror e ficção científica, como no conto "In Another Country" (Em outro País), onde máquinas macabras regeneram os soldados; no conto "The Killers (Os Assassinos), onde Nick tenta salvar alguém de ser assassinado; ou em "An Alpine Idyll (Um Idílio Alpino)", onde Nick Adams e outros suspeitam que um camponês viúvo faz coisas bizarras com o cadáver da mulher. Os contos com o personagem Nick Adam foram reorganizados em The Nick Adams Stories. 1972.




 
Outros contos de Hemingway. Vários contos de Hemingway possuem um tom sombrio ou de mistério, que é o foco desta série. De seus contos não protagonizados por Nick Adams, sugerimos "The Gambler, the Nun, and the Radio" (O Apostador, a Freira e o Rádio), sobre um hospital mental dirigido por um convento; "The Short Happy Life of Francis Macomber (A Curta História Feliz de Francis Macomber) sobre um jovem que busca sua masculinidade por meio da caça; e "The Snows of Kilimanjaro" (As Neves de Kilimajaro), onde um escritor com gangrena recorda de suas aventuras enquanto acampa em um safári africano. Todos parte da coletânea The Snows of Kilimanjaro and Other Stories e The Fifth Column and the First Forty-Nine Stories.

Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.