O que Diabos é um Olho Voador ?




   Você pode encontrar essa criatura bizarra em muitos games de RPG, e em algumas histórias literárias de horror fantástico, mas ela receberá sempre nomes genéricos como Fiend (Monstro), Flying Eye (Olho Voador), entre outros.
   Como eu defendo a hipótese de que toda a criatura da fantasia foi baseada em um monstro da mitologia, eu fiquei por anos pesquisando que monstro mitológico esse... Fiend... poderia ser.
   E é uma criatura realmente muito improvável, daquelas que parecem mesmo pura invenção de um escritor criativo: um olho gigante que voa, às vezes retratado com asas de morcego, às vezes usando os nervos oculares como asas.
   Apenas recentemente eu consegui descobrir de que mitologia veio esta criatura, ela veio da mitologia Inuit -  um povo que é popularmente conhecido como Esquimós.
   Para o povo Inuit, eles sempre estavam sendo vigiados por Issitoq, um olho gigante monstruoso que voa procurando pessoas que não seguem as regras da comunidade, como um Big Brother vivo. Se a pessoa falasse um palavrão, já era motivo para temer que Issitoq estivesse vendo.
   Quem visse Issitoq mas não estava "devendo na praça" podia ficar tranquilo, se é que a simples aparição dessa criatura horrenda desse alguma margem para tranquilidade. Mas se a pessoa tivesse desrespeitado alguma regra da comunidade inuit, Issitoq certamente sabia já que o vigilante monstro sempre vê tudo. Como castigo, Issitoq sugava a alma do infrator com sua pupila imensa; se o infrator se arrependesse e prometesse concertar sua infração, o monstro até poderia devolver a alma da pessoa. Mas se não houvesse arrependimento, a alma da vítima viveria nas entranhas de Isstoq por toda a eternidade.
   Muito pouca informação está disponível sobre essa estranha deidade inuit, que se tornou um monstrinho muito popular em RPGs. Então esse artigo da série "Que diabo é..." ficou curto. Pelo menos já sabemos o nome verdadeiro dessa criatura esdrúxula e a que mitologia ela pertence.. Issitoq, o Big Brother da mitologia Inuit.

2 comentários:

  1. Obrigado pela informação! Recentemente fiz uns Olhos Voadores para customizar umas roupas e estava buscando mais informações além do que sei de RPG 😅

    ResponderExcluir

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.