Guia da Insônia #27 Agatha Christie

Agatha Mary Clarissa Christie (1890-1976)
Estilo: Romance Policial

  Conhecida como a "Rainha do Crime," a escritora se especializou em romances policiais e de mistério; embora também fosse capaz de escrever outros gêneros.
  Agatha Christie teve uma excelente educação, estudando em casa com diversos professores.
  Ao contrário de muitos escritores de romance policial, Agatha Christie criou diversos protagonistas que atuaram como investigadores em suas histórias, podendo ser profissionais ou amadores. Como personagens mais famosos da escritora podemos citar Hercule Poirot, que foi usado em cerca de 40 histórias da escritora, e Miss Maple, presente em 12 romances e 20 contos.
  Ela tinha uma personalidade forte, sendo tímida e sensível. Ela chegou a protagonizar seu próprio mistério policial, real, quando descobriu que seu marido a tinha abandonado para ficar com outra mulher. Ela ficou 11 dias desaparecida, seu carro foi encontrado em um barranco no lago Silent no dia 4 d dezembro de 1926, com as luzes acesas. Cerca de 15000 pessoas estiveram envolvidas em sua busca. Finalmente ela foi encontrada hospedada em um hotel na cidade de Harrogate, muito confusa e tendo se registrado no hotel pelo nome de Teresa Neele, o nome da amante de seu marido. Enquanto muitos interpretam isso como um golpe publicitário oportunista, outra teoria tenta explicar o evento como sendo um caso de dissociação de identidade por conta do trauma de ter sido abandonada pelo marido.
   A escritora chegou a se casar novamente, e seu novo relacionamento durou até sua morte. Este fora o melhor momento da escritora, que fez muitas viagens com seu marido, visitando expedições arqueológicas.


Sugestões de leitura  




O Misterioso Caso de Styles (The Mysterious Affair at Styles) 1920. Romance Policial  O primeiro livro da escritora e o primeiro livro protagonizado pelo investigador Hercule Poirot. Ele investigará uma morte por ataque cardíaco na misteriosa Mansão Styles, uma morte suspeita de envenenamento.






O Assassinato de Roger Ackroyd (The Murder of Roger Ackroyd) 1926. Romance Policial. Mais um caso para o detetive belga Hercule Poirot. Um suicídio por envenenamento se desdobra em um complexo caso onde cada suspeito tem um segredo; o investigador Poirot, que pensara estar sossegado plantando abóboras é requisitado para resolver o mistério.






Assassinato no Expresso Oriente (Murder on the Orient Express) 1934. Romance Policial. Encalhado nos trilhos devido a uma tempestade de neve, o trem Oriente Express amanhece com um passageiro a menos, ou melhor, com um passageiro vivo a menos. Mas outro passageiro é ninguém menos que o investigador Hercule Poirot, que tentará solucionar o assassinato.





A Casa do Penhasco (Peril at End House) 1932. Romance policial. Na costa da Cornualha, Poirot tentará proteger uma jovem de diversas tentativas de assassinato misteriosas que ela vem sofrendo, ela é proprietária da pitoresca Casa no Penhasco.





Morte no Nilo  (Death on the Nile) 1937. Romance policial. Uma lua de mel no Egito fica muito estranha quando o casal encontra a melhor amiga da esposa, que também é ex do marido, perseguindo-os na viagem. Entre os muitos turistas aleatórios que estão por lá, encontra-se o investigador Hercule Poirot, que se vê no dever de investigar quando um assassinato acontece, rompendo o triângulo amoroso.





Morte na Praia (Evil Under the Sun) 1941. Romance policial. Arlena Marshall tem um marido moderninho que deixa ela se envolver com outros caras. Mas teme que seu marido também queira uma aventura amorosa quando uma amiga bem próxima dele aparece na história. Quando o corpo de Arlena aparece na praia, todos suspeitam do marido, que poderia ter se zangado por ela não dar a ele a liberdade que ele dava a ela. De férias nesse fervilhante litoral da Cornualha está Hercule Poirot, que será requisitado para resolver mais esse caso.





Morte na Mesopotâmia (Murder in Mesopotamia) 1936. Romance policial. A ex-esposa de um espião condenado à morte, e foragido, frequentemente recebe cartas anônimas ameaçando-a de morte caso se case com alguém. Ela casou-se mas apareceu morta. Hercule Poirot irá trabalhar em mais esse caso ambientado na Mesopotâmia.





Nemesis. 1971. Romance policial. Miss Marple promete conceder o último pedido de um morimbundo, a resolução de um crime. Mas a escassez de pistas torna difícil para ela cumprir sua promessa.





 Um Crime Adormecido. (Sleeping Murder). 1976. Romance policial. Um misterioso deja vu deixa uma jovem recém-casada atônita quando vêm em sua mente a imagem vívida de uma mulher morta. A investigadora amadora Miss Marple tenta ajudá-la a desvendar esse mistério psíquico.





Convite Para um Homicídio (A Murder is Announced). 1972. Romance policial. Um estranho anúncio aparece no jornal local: "Convida-se para um homicídio, sexta-feira, 29 de outubro, em Little Paddocks, às 18h30m." A Miss Marple ajuda a polícia a apurar esse anúncio bizarro.






O Segredo de Chimneys (The Secret of Chimneys). 1925. Romance policial. Diversos crimes acontecem em paralelo quando um assassinato à tiros na Mansão Chimneys se apresenta qual clímax desses eventos ilícitos aparentemente desconectados. Cabe ao Superintendente Battle, da Scotland Yard, resolver esse quebra-cabeças.





Noite sem Fim (Endless Night). 1967. Romance policial. Um casamento às escondidas, sob a fúria da família da noiva, prossegue com a construção de uma suntuosa casa em local que descobre-se ser amaldiçoado. E um sonho de amor vira um pesadelo quando a esposa aparece morta no bosque.



 
Passageiro para Frankfurt (Passenger to Frankfurt). 1970. Romance de Espionagem. Uma mulher em desespero entrega seus documentos para um diplomata no aeroporto. Ele agora terá que sair de uma enrascada internacional e enfrentar a Condessa von Waldsausen, uma nazista que ainda aspira dominar a Europa corrompendo os jovens.





O Cão da Morte e outras Histórias (The Hound of Death and Other Stories). 1932. Terror Sobrenatural. Agatha Cristie também escreveu muitos contos, embora a maioria fossem histórias curtas de seus personagens investigadores. A coletânea "O Cão da Morte" se destaca por ser composta por histórias independentes com a temática mais direta ao terror sobrenatural.    





2 comentários:

  1. Minha escritora favorita! Quando jovem eu era sócia do "Circulo do Livro". Não me lembro com que frequência a gente pegava os livros, mas a cada vez não podia faltar um da Agatha Christie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Ela tinha um jeito especial de escrever histórias de suspense policial!

      Excluir

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.