Como Dar um Nome ao seu Personagem?




   Para muitos escritores dar um nome a um personagem é uma tarefa difícil. Isso porque, diferente de um texto, um nome não pode ser fruto exclusivo da criatividade, um nome precisa soar real, para tornar o personagem crível. Por outro lado também não é interessante um nome muito comum; é certo que um escritor não quer criar um personagem com o mesmo nome e sobrenome de umas trocentas pessoas reais.
   O solução para esse dilema é aliar a criatividade com pesquisas no campo da História e da Linguística. Pronto, artigo terminado, até o próximo assunto, pessoal... brincadeira, é claro que vou explicar com mais detalhes para vocês.
   A escolha do primeiro nome não é um bicho de sete cabeças. Pode ser até João e Maria, se seu personagem for uma pessoa simples. Na verdade é esse o segredo para a escolha de um bom primeiro nome. Um nome que combine com as características de seu personagem. Personagens fortes devem ter nomes fortes, como o nome masculino Victor ou nome feminino Érika. Se seu personagem for simples, João, Maria, Cida, Conceição, Zé. Também há nomes para personagens medrosos, para personagens selvagens, etc. 
   Se for um personagem histórico, a escolha do primeiro nome também ser compatível com os nomes que eram comumente usados no local e na época em que a história se passa.
   A escolha de um sobrenome pode ser mais complicado. Um escritor, geralmente, não quer que o nome de seu personagem coincida com o nome de uma pessoa real. Assim, escolher um sobrenome raro ou inventar um é recomendado.
   Quer você decida usar um sobrenome real quer decida inventá-lo, é bom que esse sobrenome seja baseado nas origens étnicas do personagem. Antes de dar um nome ao seu personagem é bom criar a história de origem desse personagem, de onde ele veio, ou de onde a família dele veio, principalmente. Daí escolher um sobrenome que combine com a etnia do personagem. Se desejar inventar um sobrenome, você deve usar o idioma falado pela etnia do personagem, ou pelas civilizações ancestrais dessa etnia; você poderá usar uma só palavra desse idioma ou juntar mais de uma para formar o sobrenome, e é legal que você também combine o sobrenome com as característica de seu personagem. Imagine a alegria de um leitor que vai pesquisar, ele próprio, a origem do nome do teu personagem e encontrar algum significado interessante. Nome de vilas ou cidades pouco conhecidas de civilizações antigas também dão ótimos sobrenomes.
   Se quiser um personagem bem único, escolha também um primeiro nome oriundo da etnia do personagem. E se o personagem é brasileiro, tem a vantagem dele poder ter muitos dos sobrenomes estrangeiros como sobrenomes italianos, portugueses, alemães, africanos, etc. Pois o Brasil recebeu muitos imigrantes ao longo da história.
   Eu uso essas dicas a muito tempo e criei nomes tanto inventados quanto existentes, que dificilmente coincidem com algum nome real, mais que ainda soam como se fossem verdadeiros. Por exemplo, criei o detetive Gregório Tanneli, sendo que Tanneli é um sobrenome inventado, sendo uma variação antiga do nome italiano Daniele. O arqueólogo Kalebh Akshan, que é judeu, tem um nome bíblico e um sobrenome em hindi, que significa "olho." Criei também o mago Apolo Adler, o nome de um deus e um sobrenome teutônico, visto que ele é um mago de origem escandinava; no livro Kaos, é revelado que o nome completo dele é Odin Hórus Apolo Adler, porque sua mãe acreditava que nomes de deuses conferiam poder; note que o nome de um personagem pode estar intimamente relacionado com a sua historia, servindo para destacar aspectos de sua personalidade.
   E aí, você é bom em criar nomes? Sugira aí nos comentários nomes de magos, de detetives, de guerreiros... para ajudar quem tem dificuldade em criar nome, que tal? Ou dê sua dica pessoal de como criar nomes, fique à vontade.

Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.