A Desconstrução - Uma Boa Maneira de Fugir de Clichês!

Após milhares de histórias se passando em ilhas misteriosas perdidas no mar, resolveram torná-las ilhas flutuantes perdidas nas nuvens. Este é um exemplo de desconstrução de clichê; mas hoje em dia já está se tornando clichê



   Em escrita criativa temos três opções: podemos copiar uma ideia de outro escritor, o que caracteriza um trabalho de má qualidade ou podemos criar ideias totalmente novas, que fará com que o nosso trabalho seja original e surpreendente para o leitor.
   Mas e a terceira opção? Trata-se da Desconstrução: significa pegar uma ideia exaustivamente usada por outros escritores, ou uma fórmula literária, um tipo de enredo, etc e remoldá-lo para que tenha um desfecho totalmente diferente do esperado. E a surpresa do leitor é intensificada, porque ele esperava o desenrolar comum da história, a exemplo de histórias similares que ele tenha lido. Note que o leitor continuou a leitura mesmo já deduzindo a trama, talvez por ter gostado da construção das personagens, talvez pela bela ambientação da história, enfim, outras qualidades da história. Mas daí, vem a surpresa onde o leitor esperava o clichê.
   Um meteoro cai na Terra... o leitor logo imagina aquela cena espacial do meteoro avançando em direção à Terra, comum em filme de monstro. O leitor também espera que alguma gosma biológica, parasita ou monstro de crescimento rápido saia deste meteoro. Mas o escritor habilidoso estava apenas brincando com esse clichê... o meteoro trouxe um vírus. Ou quem sabe... o meteoro trouxe uma tecnologia fossilizada, de milhões de anos atrás, tecnologia avançada mesmo sendo de um passado tão remoto. Ou quem sabe o meteoro era, ele próprio, um tipo de satélite lançado por uma outra civilização a milhões de anos atrás, à exemplo da nossa Voyager 1, e aí, transformando o clichê em um plot twist, abre-se um desenrolar totalmente original na trama.
   Veja abaixo mais alguns clichês que podem ser transformados em uma trama original.

O arco do herói pode ser modificado transformando o herói no antagonista da história.

A mocinha da história que não é salva, trazendo um drama para o herói que podemos explorar.

Um herói sagaz e o vilão maluco... por que não um herói maluco e um vilão sagaz?

Um aparente triangulo amoroso... que depois revela que a pessoa em questão não gosta de ninguém. Não seria hilário ver uma pessoa ser azucrinada por duas outras que não lhe despertam atração nenhuma? Temos aí uma comédia de desconstrução de clichê.

A mocinha aparentemente vulnerável que revela ser a heroína da história.

Por que os gays na ficção sempre são descolados e alto-astral? Por que não um gay fechado e raivoso?

Um náufrago em uma ilha, que descobre que o seu naufrágio NÃO FOI UM ACIDENTE...

Vitimas que são sempre burras/imorais/desonestas, do tipo que a gente já queira que morra mesmo. Imaginem o efeito no leitor se uma das primeiras vítima fosse a pessoa mais inteligente da história!

Fantasia com dragões voando para lá, voando para cá.... por que não criar um mundo de fantasia com... seres piciformes gigantes que aterrorizam os moradores das costas marítimas?

Uma dimensão muito distante... por que não um mundo que se localiza a exatamente 11 centímetros do nosso mundo, em um ponto de vista quadridimensional e.. ããh.. nem eu mesmo entendi direito essa minha ideia...

Um planeta alienígena com moradores com cara de peixe, com cara de coelho... mas como explicar um planeta distante com pessoas iguais a nós? Como foram parar lá?  

Um vírus zumbi que transforma seres humanos em animais? Por que não um vírus que transforma as pessoas em psicopatas discretos e sorrateiros, que podem fingir por dias... como saber quem está infectado?

Um mundo de fantasia modernizado e tecnológico, ao invés de um mundo de fantasia nos moldes medievais.


   Estão aí várias ideias de desconstrução de clichês, pessoal. Quem sabe algumas delas não se tornam obras minhas no futuro próximo? Ou obras suas? 
   Você tem mais ideias de desconstrução de clichês, põe aí nos comentários para nós!







Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.