Guia da Insônia #26 Mark Twain

Samuel Langhorne Clemens (1835-1910)
Estilo: Sátira; Literatura Infantojuvenil; Ficção Histórica

  Samuel L. Clemens, nada a ver com o nome artístico pelo qual ficou conhecido, começou a sua carreira como jornalista, tendo tentado trabalhar como mineiro nesse ínterim. Começou a ganhar notoriedade como escritor com seus livros de viagem, que mais tarde foram compilados no livro The Innocents Abroad (Inocentes Mundo Afora) - 1869.
   Mas ele também foi um inventor, patenteando três invenções. A mais notável delas foi o Álbum de Recortes Autocolante: um livro em branco com folhas untadas com cola seca que voltavam a ficar colantes com o umedecimento da folha.
   Embora o escritor tenha feito muito dinheiro com seus livros e invenções, ele passou por frequentes problemas financeiros devido a investimentos em tecnologias que não produziram resultados. Entre esses fracassos é notável os 300 mil dólares (cerca de 34 milhões de reais em valores atuais) que Twain investiu no Paige Compositor, uma máquina que prometia mecanizar a formatação de texto humana. A invenção falhou e trouxe severos problemas financeiros para Twain e sua esposa, que cedeu parte de sua herança para o investimento do marido.
    Apesar de ser um proeminente contista, seu trabalho literário mais notável foram as aventuras de seus personagens Tom Sawyer e Huckleberry Finn, que se passa ao longo de quatro romances, bem como outros cinco romances inacabados. Visto que a escravidão ainda era legal em muitos estados americanos na época, a escravidão era um tema recorrente em suas histórias.



Sugestões de leitura  
(Obras em Domínio Público)



Pudd'nhead Wilson (Wilson Cabeça-de-Pudim) 1894. Infantojuvenil, Sátira. A história conta sobre dois garotos, um da nobreza e ou outro, um escravo com 1/32, ou seja, um trinta e dois avos de afrodescendência. Ambos brancos em aparência, são trocados na infância. Embora não seja um romance policial, este romance é notável por ser um dos primeiros trabalhos literários a usar as impressões digitais como pistas para a resolução de crimes.




A Connecticut Yankee in King Arthur's Court (Um Yanque de Connecticut na Corte do Rei Arthur)) 1889. Fantasia; Viajem no Tempo. Hank Morgan leva um forte golpe na cabeça e acorda na época medieval, no mítico reino arthuriano de Camelot. Também uma obra pioneira em recorrer ao tema de ficção científica viajem no tempo.





The Prince and the Pauper (O Príncipe e o Mendigo) 1881. Infantojuvenil; Ficção Histórica.  Tom Canty era um garoto cujo pai o obrigava a mendigar e a roubar sob ameaça de surra se não trouxesse muito lucro. Em um inusitado encontro com o Príncipe Edward, eles percebem que são a cara um do outro. Eles resolvem trocar de identidade em uma clássica história do rico e do pobre que trocam de identidade, temática popularizada pelo escritor Mark Twain.




The Mysterious Stranger (O Estranho Misterioso) 1897-1908. Fantasia Contemporânea; Terror Sobrenatural.  Mark Twain vinha tentando escrever esta história de um jeito que desse certo. Sua melhor de três tentativas, entre 1897 e 1908, uma história com desfecho completo, foi publicada postumamente em 1916. Conta a história do sobrinho de Satanás, que aparece em uma vila austríaca do século XV, realizando magias e precognições. Aparentemente misericordioso, Satã (ele também tem o nome do tio), usa seu poder para beneficiar as pessoas da vila... de um jeito bem satânico.





Contos de Mark Twain. Os contos de Mark Twain são menos populares mas ainda muito bons. Aqui recomendo: Cannibalism in the Cars (Canibalismo nos Carros), 1868, sobre políticos comentando casos de canibalismo. The Stolen White Elephant (O Elefante Branco Roubado), 1882, Um conto policial sobre o roubo de um raro elefante. A Dog's Tale (Um Conto de Cachorro), 1903, onde um cachorro conta a sua história e Captain Stormfield's Visit to Heaven (Captain Stormfield Visita o Céu), 1907, onde o protagonista viaja por décadas em um cometa para chegar ao céu.




Tom Sawyer e Huckleberry Finn. Aventura; Infantojuvenil. Tratam-se de quatro romances terminados com os personagens mais memoráveis do escritor: o valente garoto Tom Sawyer e seu amigo vadio, Huckleberry Finn. Todos os livros contém uma trama principal e várias aventuras paralelas, em cemitérios, cavernas, rios, florestas e assim por diante.

No primeiro livro, Sawyer e seu amigo se mete em uma perigosa aventura durante uma brincadeira de pirata.




No segundo livro, a trama centraliza em Huckleberry Finn, que foge de seu pai abusivo para uma ilha fluvial onde encontra um escravo fugido chamado Jim, seu amigo Sawyer também é coadjuvante na trama.




 O terceiro livro, Tom Sawyer Abroad (Tom Sawyer pelo Mundo), os três personagens (Tom, Huckleberry e Jim) viajam em um balão de "alta tecnologia" até a África onde vivem mais aventuras.




O último livro completo é um romance policial onde o Tom Sawyer age como detetive tentando resolver um misterioso assassinato.
 






Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.