Porque a Torre de Pisa é inclinada?

   O leão é, quase sempre, o primeiro animal que aprendemos quando crianças, é um animal icônico que é usado para introduzir as crianças nas ciências biológicas. A Lua, é, por sua vez, o primeiro astro que a criança aprende, e uma introdução a astronomia. Qual é o ícone com o qual somos, muitas vezes, introduzidos na arquitetura? Muitos diriam, sem sombra de dúvidas, que é a Torre de Pisa.   Desde crianças, nos mostram essa torre e nos explicam que ela é inclinada. Mas nunca nos explicam porque. E ficamos sem saber a história dela. Muitos se esquecem disso quando crescem, outros ficam com essa dúvida, embora também aceitem a curta história desta torre e deixam para lá.
   Bom, somos grandinhos agora, não é? Não precisamos mais aceitar a história resumida que nos passam. Somos exploradores, estudiosos... e nos aprofundamos até o máximo para matar nossa curiosidade... pelo menos, eu espero que vocês sejam assim, pois é muito saudável pesquisar as coisas a fundo.
   Agora que virei um marmanjo, rs rs, resolvi pesquisar essa história mau contatada da Torre de Pisa; e, como toda as minhas pesquisas, eu compartilho com vocês aqui no Histórias de Mistérios. Afinal, sempre nos foi um mistério mesmo esta torre, não é? 

   A Torre de Pisa está situada em uma grande praça da cidade de Pisa e é parte da Catedral de Pisa, que também empresta seu nome à praça. Daí encontrei uma informação que eu achei um tanto engraçada. A Torre de Pisa foi construída para ser um campanário, ou seja, a torre que abriga o sino da catedral.  É engraçado imaginar um sino nesta torre, mas na realidade há sete sinos, que foram sendo adicionados à construção em tempos diferentes. Então porque infernos este campanário ficou inclinado?
   O problema está na fundação do edifício, de apenas três metros de profundidade em um solo de argila, sempre úmida por conta de fontes de água subterrânea. Um erro vergonhoso que talvez explique a existência de outro mistério: Quem deu origem a construção da torre? Um provável arquiteto seja Diotisalvi, um mestre de obras pisano que era contratado, na época, para construir campanários como esse. Mas não sabemos se ele construiu a Torre de Pisa, porque a torre não está assinada, como este arquiteto consumava fazem com seus trabalhos.
   A construção da torre começou em 9 de agosto de 1173 a. D, mas foi paralisada com apenas três andares, visto que os pisanos se envolveram em constantes batalhas. Conforme o terceiro andar foi sendo construído, a inclinação já começou a ser notada. A paralisação da construção, de quase um século, deu tempo para o solo argiloso secar tornando a torre mais estável. Se a construção fosse terminada de forma ininterrupta, certamente teria inclinado mais até cair.
   Somente em 1272, Giovanni di Simone deu continuação a construção do campanário. Os próximos andares foram construídos com colunas mais altas no lado oposto da inclinação, na tentativa de compensar a inclinação. Por esse motivo, além de inclinada, a Torre de Pisa também é curva, algo que pouca gente sabe.
   Posteriormente, segunda a lenda, a inclinação desta torre deu uma grande contribuição às ciências quando Galileu Galilei usou-a para demonstrar que massas de peso diferentes caem na mesma velocidade. Bom se esta história realmente aconteceu ou não é um mistério para um artigo futuro, ok?


Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.