Metéora - Monges nas Alturas

  Porque o Histórias de Mistérios, um Web Log de literatura, possui artigos sobre lugares do mundo? A resposta pode ser uma imagem: olhe para esta foto incrível ao lado. Quantas histórias de aventura, ação e romance lhe veem à cabeça com essa simples imagem!
  Uma boa história conta sobre sentimentos, o leitor quer se identificar com as personagens e compartilhar das aventuras deles. O mundo está repleto de lugares inspiradores, lugares carregados de sentimentos complexos e com muitas histórias reais para contar sobre pessoas que sentiram a vida, mas sentiram de verdade. O escritor deve estudar esses lugares, deve acumular impressões sobre esses lugares, e usar isso como matéria bruta para a criação de ficção. 
   Seja você um escritor ou um leitor, você certamente deseja conhecer melhor tais lugares especiais do mundo e conhecer as histórias que se escondem atrás dessas habitações antigas, ou de selvas intocadas, vales perdidos, ou então, cidades repletas de cultura exótica. Eu diria que estes artigos sobre lugares do mundo são do gênero aventura; então, vamos conhecer, hoje, um pouco mais sobre a região grega de Metéora...
   Durante o século XIV era difícil ser cristão em regiões cobiçadas pelo temido Império Otomano. De fato, a Grécia chegou a ser conquistada pelos Otomanos posteriormente. Em meio a essa agitação política e insegurança, a região de Metéora trouxe a solução para os monges; seus altos pilares naturais forneciam uma estadia segura, como ilhas nos céus. E não raro, uma única entrada era possível, onde pessoas teriam acesso ao monastério, uma de cada vez, por meio de longas e estreitas escadarias.
   Na verdade, Metéora oferecia abrigo seguro para as pessoas desde a pré-história. Estima-se que um muro, encontrado na entrada de uma das cavernas da região, tenha sido erguido a 23 000 anos atrás!
   Quando o Imperador dos Sérvios e Gregos, John Uroš, se converteu ao cristianismo, ele começou a endossar a construção de muitos mosteiros nos penhascos de Metéora. O número desses mosteiros chegou mesmo a vinte e quatro, no século XVI.
   Apenas seis desses mosteiros ainda estão de pé e vamos conhecer um pouco a história de cada um.
   O maior e o mais antigo dos mosteiros de Metéora é o Grande Meteoron. A palavra meteoro, à propósito, significa "suspenso no ar" em grego, meteora é a flexão no plural; por isso a palavra se aplicava tão bem a esta região e a seus mosteiros. O Grande Meteoron foi fundado pelo monge  Athanasios Koinovitis, em 1344, quando ele trouxe para a região seus seguidores. No passado, a única entrada para o monastério era uma longa escada de corda, que era puxada sempre que se avistava uma ameaça. Atualmente apenas três monges residem nesse colossal monastério, havendo um prédio que serve de museu para os turistas.
   Outro monastério famoso, também o segundo mais antigo, é o Monastério da Sagrada Trindade (da foto inicial), que já foi esconderijo para um dos vilões de James Bond, no filme Somente para os Seus Olhos. Este monastério, embora famoso, é o mais precário dos monastérios de Metéora. Os monges que lá viviam abandonaram o monastério na Segunda Guerra Mundial. Atualmente apenas um zelador e turistas de passagem podem ser encontrados no local.

Monastério de Varlaam

   O Monastério de Varlaam, fundado no século XIV, é um dos mais visitados. Uma torre permitia a subida até o monastério, e ainda está bem preservada, apesar de não ser mais usada para este propósito. Outra atração do local é um barril de carvalho gigante que os monges usavam para armazenar água; mesmo deitado, o barril tem quase três metros de altura!

 Monastério de Rousanou

   O Monastério  de Rousanou é o que fica sobre o penhasco mais baixo, foi severamente atacado durante a Segunda Guerra Mundial e passou por uma reforma para se tornar um convento em 1988.
Monastério de São Nicholas Anapausas
   Bombardeada também pelos Nazistas durante a Segunda Guerra, o Monastério de São Estêvão é o mais acessível. Para entrar não é necessário subir escadarias, apenas uma ponte lhe dá acesso. 
   Um dos mais interessantes, no ponto de vista arquitetônico é o Monastério de São Nicholas Anapausas. Muitos acreditam que este nome significa "O descanso de São Nicolas". Como o penhasco em que foi fundado é estreito, o monastério teve que ser construído na vertical, como um prédio com vários andares. Visto que não havia espaço na horizontal para um local de reuniões, os monges se reuniam no Nártex, isto é, a área de entrada do Monastério.
   Então, galera, espero que  apresentar esse local épico estimulem a imaginação de vocês e seja o começo de grandes histórias de aventura... 

Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.