Guia da Insônia #21 J. R. R. Tolkien

John Ronald Reuel Tolkien (1892-1973)
Estilo: Alta-Fantasia, Infantojuvenil, Poesia Épica


   Geralmente grafado como J R R Tolkien, este escritor foi um genial linguista inglês do início do século XX. Suas obras costumam ser classificadas como Alta-Fantasia. Tudo o que você conhece sobre o gênero fantasia hoje, principalmente o gêneros de jogos chamado RPG, isto é, os orcs, os elfos, a Terra Média, árvores falantes, enfim, todas aquelas raças e guerras... tiveram origem na obra de Tolkien. Ele recebeu o doutorado em letras na Universidade de Liége e em filologia na Universidade de Dublin. Filologia é o estudo de literatura antiga, geralmente escrita em idiomas que não se usa mais. 
   Tolkien usou todo esse gabarito para criar um universo fantasioso tão detalhado que cada raça falava em seu próprio idioma, idiomas inteiros, totalmente inventados pelo escritor. Fãs do escritor aprendem a falar os idiomas e até se casam nos idiomas élficos criados por Tolkien.
   Enfim, toda essa riqueza em sua obra, especialmente as obras relacionadas à Trilogia Senhor dos Anéis, fizeram com que esse escritor seja considerado o pai da literatura fantástica.



Sugestões de leitura 





Smith of Wootton Major. (O Ferreiro de Bosque Grande), 1967. Fantasia infantojuvenil. Um menino engole um enfeite mágico de um bolo que o torna capaz de visitar o reino das fadas.



Tree and Leaf (Árvore e Folha),1939. Ensaio e Fantasia. É um conto sobre um artista que vive em um mundo que despreza a arte. Ele pinta, apenas por prazer, um quadro de uma grande folha. Primeiramente o livro apresenta um ensaio de Tolkien sobre as formas dos contos de fadas na literatura.



Famer Giles de Ham (Fazendeiro Giles de Ham), 1949. Fábula Medieval. Conta sobre os encontros de um fazendeiro com um Dragão e como o fazendeiro manipula o Dragão para se erguer entre seus riviais.


Silmarillion. Mitos épicos. Publicado postumamente pelo filho do escritor. Este livro explica diversos detalhes sobre a mitologia do universo de Senhor dos Anéis; como o mito da criação e os diversos que foram criados.



The Hobbit (O Hobbit), 1937. Alta-Fantasia. A primeira obra em prosa publicada pelo escritor. Conta a história de Bilbo Bolseiro e sua tentativa de conquistar o tesouro de Smaug, um dragão avarento. Tolkien comentou que teria começado esta história, que depois culminaria na trilogia Senhor dos Anéis, com uma simples frase escrita ao acaso: "Em um buraco no chão, vivia um Hobbit."




The Lord of Rings (O Senhor dos Anéis). Alta Fantasia. A trilogia conta a história do sobrinho de Bilbo, Frodo Bolseiro, e em como ele lida com o anel maligno que seu tio teria encontrado em suas aventuras.



Um comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.