Guia da Insônia #20 Jules Verne

Jules Gabriel Verne (1828-1905)

Estilo: Ficção Científica, Aventura

  Júlio Verne, como o povo aqui gosta de chamá-lo, foi um dos pais fundadores da ficção científica. Amigo de outros dois grandes escritores, Alexandre Dumas e Victor Hugo, Jules Verne previu (e porque não dizer....inspirou) diversas máquinas e transportes que seria inventados décadas após o seu tempo.
    Algo que pouca gente sabe sobre Jules Verne é que ele sofreu um atentado contra a sua vida, levando dois tiros de seu próprio sobrinho. Um desses tiros lhe acertou o ombro e o outro lhe acertou o tornozelo; este último ferimento o deixou aleijado pelo resto da vida. Os motivos que o sobrinho de Jules Berne tinha para tentar matá-lo são obscuros; mas sabemos que ele ficou internado no manicômio até sua morte.
    Com um jeito empolgante de misturar aventura com ficção científica, Jules Verne fez muito sucesso e pôde usufruir muito da riqueza que acumulou com sua carreira de escritor; coisa incomum para escritores, que tendem a ganhar relativamente pouco durante a vida, fazendo mais sucesso apenas depois da morte.
     Depois de sua morte, sua história continuaram a fazer sucesso, tendo sido traduzidas para 148 idiomas.



Sugestões de leitura:
Resultado de imagem para Le Village aérien

A Aldeia Aérea. 1901. Aventura.Atacados por uma furiosa manada de elefantes, exploradores precisam continuar a expedição à pé, pela África desconhecida. Eles encontram uma aldeia de nativos em cima das árvores.



Resultado de imagem para Hector Servadac


Hector Servadac. 1877. Ficção Científica. Um fenômeno estranho e mundial acontece... depois as pessoas notam que a Terra mudou: a atmosfera ficou rarefeita, a água agora ferve na metade do ponto de ebulição e o dia passa a ter somente seis horas. O que aconteceu com a Terra? Que Terra? Um asteroide simplesmente passou pela Terra  e levou grandes porções do continente Europeu e Africano. As pessoas se percebem então, em uma viajem involuntária pelo espaço, a bordo de um asteroide.







As Aventuras do Capitão Hetteras. 1866. Aventura  O Capitão Hetteras acredita que o mar ao redor do polo Norte não é congelado. E ele levará a sua tripulação até o Polo Norte para provar.





Resultado de imagem para Paris au XXe siècle


Paris no Século XX. 1866. Ficção Científica. Um romance que Verne foi aconselhado a não publicar, pelo seu conteúdo sombrio e depressivo. A história, escrita por Jules Verne em 1866, se passa um século depois de sua época, em uma imaginada Paris de 1960; cheia da maravilhas tecnológicas mas se tornando uma cidade sem identidade. O escritor guardou o livro em um cofre.
   O manuscrito foi encontrado somente no final do próprio século XX, em 1989, e publicado como uma "história perdida de Julio Verne." Por ter sido publicado 130 anos após ter sido escrito, pode ser considerado um livro retro-futurista.



Resultado de imagem para Voyage au Centre de la Terre


Viajem ao Centro da Terra. 1886. Ficção Científica, Aventura. Um cientista ambiciosa leva uma pequena expedição, junto com seu sobrinho, para um vulcão na Islândia que o professor acredita ser a entrada para um mundo subterrâneo. Então a expedição descobre um mar subterrâneo repleto de ilhas, ecossistema até mesmo uma fonte misteriosa de luz.






 














Da Terra à Lua. 1886. Ficção Científica. Escritores de ficção científica do século XIX sempre buscaram explorar esse assunto. Uma nave que, de alguma modo consegue voar ate a Lua. Mas Verne, não, Verne imaginou um canhão gigante que dispara os astronautas dentro de um projétil até atingirem a lua. Notem o formado da cápsula!





Resultado de imagem para Vingt mille lieues sous les mers
 

20 000 léguas Submarinas. 1889. Ficção Científica, Aventura. Aqui conhecemos o famoso capitão Nemo e o seu poderoso transporte submergível, Náutilus. É aqui que Julio Verne prevê invenções como submarino e o cilindro de oxigênio; mas vai além... o Capitão Nemo tem até fazendas no leito do oceano.
Resultado de imagem para Le tour du monde en quatre-vingts jours


A Volta ao Mundo em 80 Dias. 1873. Ficção Científica, Aventura. Uma trama bem conhecida a auto-explicativa. É justamente isso que tenta o aventureiro Phileas Fogg. Mesmo que você já tenha assistido a alguma das adaptações da história para o cinema, recomendo ler também o livro a história não tem mais direitos autorais e pode ser lida gratuitamente!. O livro já foi recomendado aqui no Histórias de Mistério.










Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.