Poema, Dramaturgia e Prosa

   Assim como em muitas outras profissões, a profissão de escritor pode ser dividida em várias especialidades: O Dramaturgo, O Poeta, o Prosador, O Cronista, O Ensaísta... Há quem seja especialista e há quem seja generalista, passeando por todos esses tipos de texto. Se você ainda não se encontrou como escritora ou escritor, tem a tarefa inicial de conhecer muito bem os estilos literários.
   A melhor maneira de conhecer o seu estilo é por escrever em cada um deles e ver em qual estilo você derivou mais prazer, em qual você produziu mais qualidade. Eu mesmo, oriundo da área de teatro, comecei escrevendo teatro (dramaturgia) mas gostei muito mais do resultado das minhas prosas; inclusive adaptei, posteriormente, algumas peças que escrevi para a prosa. Uma dessas adaptações, "A História Esquecida", você pode baixar gratuitamente no meu site.
   Enfim, é nos autoconhecendo que nos descobrimos; e muitas vezes o nosso melhor não é o que desejamos inicialmente. Temos que nos experimentar, por assim dizer.
   O primeiro passo é saber mais sobre os tipos de texto. Basicamente são divididos usando o critério da Linguagem do texto, ou seja, o formato do texto. São o gênero lírico (Poemas), o gênero dramático (Teatro) e o gênero narrativo (Prosa). Note que a classificação mais básica da literatura são gêneros, mas não gêneros segundo a emoção do texto (como terror, drama, mistério...) e sim, segundo a escola técnica do texto.


 A Lírica


   Escrita com estrutura em verso, comumente chamado de poesia, mas melhor chamado de poema. É um texto geralmente escrito na primeira pessoa, isto é, o poeta usa o "eu lírico", seu personagem é também quem "escreve" o texto.
   É um texto carregado de emoção, palavras em sentido conotativo, muitas metáforas e outras figuras de linguagem. Como já salientado, um poema é escrito em versos, onde não há parágrafos; as quebras de linhas obedecem a outros fatores, como a rima (se tiver), o ritmo, etc.
   Ao tentar escrever seu primeiro poema, escolha passar uma emoção que seja forte em você, que você entenda; assim as pessoas notarão verdade no poema e receberão seu poema na alma, permitindo que mexa com os sentimentos.


A Dramática


   Denominada Dramaturgia, é uma história, com personagens marcantes e trama interessante. Redundante é dizer que é escrito para ser encenado, e esse fato muda bastante a estrutura do texto.   Além das falas, normalmente antecedidas pelo nome das personagens que estão falando, descrições de ações do ator ou de mudanças no cenário, efeitos dos bastidores, etc são especificados na dramaturgia.


A Narrativa



   É uma história contada para ler lida e não assistida. Possui toda a estrutura dos textos convencionais: frases, parágrafos, capítulos...  Uma vez que é feito para ser lido, erros ortográficos e gramaticais causam mais dano ao texto do que no gênero dramático. 
   Um texto narrativo pode ser uma poesia, ou seja, pode ser escrita com "eu lírico", e cheio de sentimentos e metáforas.
   Uma vez que as narrativas pode ser loongaass, muito loongaass... a estética, a boa paragrafação (veja aqui), a fluência com que a história vai sendo contada, a técnica para revelar a trama... a tudo isso precisa ser dado muita importância para manter o leitor durante as milhares, algumas vezes milhões de palavras de uma prosa.
   Um bom exercício para criar espontaneamente suas primeiras prosas (e porque não outras que se seguirão) é escolher uma imagem qualquer e imaginar uma história por trás da imagem, o que lhe vier a cabeça. Depois incremente mais a história e.. voilà... seu primeiro conto em prosa.


   Assim, pessoal, depois de entendermos um pouco da técnica, convém-nos a diversão de expressar nossos sentimentos, nossas ideias, nosso âmago, em deliciosos textos literários. Se não for um texto looonngooo, de milhares de palavras, eu quero ver os seus textos aí nos comentários... ou simplesmente diga o que achou do artigo ou acrescente mais uma dica de escrita para ajudar a galera, ok?

Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.