Na outra linha... parágrafo...

Está difícil de criar coragem para ler o texto da imagem? É porque não está dividido em parágrafos.


   Vocês já tiveram alguma professora que preferia ditar os textos porque não gostava (ou não sabia, rs) de escrever na lousa? "Na outra linha... parágrafo", a professora dizia. Eu achava muito chato, aliás, eu tinha a opinião de que parágrafos eram uma grande perda de espaço na folha. E quando a professora ditava, bem devagar, "na outra linha... parágrafo", também achava, além de tudo, perda de tempo.
    Eu só vim a valorizar os parágrafos anos depois (faz tempo isso, tá galera...) quando eu desenvolvi algum gosto pela leitura, e comecei a ler certos escritores que, apesar de serem muito bons, eram péssimos na hora de paragrafar... sério, tinha partes de mais de uma página sem mudar de parágrafo! Por mais que eu estivesse interessado na leitura, meus olhos secavam e eu chegava a sentir náuseas de tanto ver letras depois de letras depois de letras... Não vou citar aqui o nome do escritor mas, você talvez, já tenha se deparado com um livro mal paragrafado.
   Se você escreve, seja de modo comercial, ou para se divertir, ou na escola, ou mesmo cartas para os mais achegados, você deseja criar um texto agradável de ser lido. Você escolhe palavras legais, assuntos interessantes... você quer ser lido! Pura e simplesmente! Que desastre seria se o seu texto, carinhosamente escrito, nem chegar a ser lido até o fim, porque a pessoa achou extremamente cansativo!
   Além da escolha de palavras, de assuntos... além do significado do texto que você escreve, a paragrafação, como chamamos o ato de organizar o texto em parágrafos, é muito importante na arte final do seu texto. Muito mais importante do que nós pensávamos quando a professora ditava, monotonamente: "Na outra linha.. parágrafo." Pode evitar que um texto feito para ser agradável se torne uma leitura desagradável e nauseante.


   Como saber quando mudar de parágrafo? 

   A escrita proveio da comunicação verbal. Em um discurso verbal o discursante não fala tudo o que tem para falar sem pausas... porque ele tem que respirar, não é? Enquanto o interlocutor respira, nosso cérebro aproveita para assimilar as ideias e ligá-las com a ideia anterior. 
   No caso da escrita, podemos escrever enquanto respiramos mas, o cérebro de quem lê continua tendo a necessidade de assimilar as ideias apresentadas, conectando-as uma a uma. Pense que a vírgula, o ponto e o parágrafo são representações escritas da respiração, e o parágrafo é aquela respiração profunda que o interlocutor faz após apresentar uma ideia por meio de um conjunto de algumas sentenças.
    Um texto bem paragrafado contém uma ideia em cada paragrafo. A cada frase que você terminar, verifique se essa frase já forma um argumento completo ou se precisa de mais frases para completá-lo. Seus argumentos, provavelmente precisarão de mais de uma frase; não é muito frequente um parágrafo de uma única frase.
   Se um parágrafo vai ficando grande, certamente, ele já tem um conjunto de ideias que podem ser divididas em parágrafos menores, para não enjoar o leitor. Por isso, a paragrafação também deve ser considerada durante a revisão do texto.
   Mas e em uma história de ficção, que não são de argumentação? Você é que pensa que uma história de ficção não são feitas de argumentos e ideias. A descrição de um panorama é um argumento, porque você está tentando convencer o leitor de como é o ambiente em que a trama está inserida; e se você for muito descritivo, criando descrições enormes de um panorama, ele pode ser dividido em mais de um parágrafo, porque você estaria descrevendo várias partes desse panorama, ou mesmo em vários pontos de vista ou critérios diferentes. E a descrição das ações das personagens também são um ou mais argumentos dentro do seu texto, e assim por diante. 
   Quando uma personagem fala com outra personagem, agora é ela que está usando argumentos para convencer a outra, assim, certas falas mais extensas das personagens também podem ser divididas em parágrafos, usando as aspas para entremear o parágrafo, como indicação de que ainda é a fala da personagem.
   Saber exatamente quando mudar de parágrafo não é muito fácil mesmo, porque depende da nossa própria maneira de organizar as ideias dentro de nossa mente. Não há uma teoria do tipo "tiro e queda" sobre a paragrafação. É com a prática que se aprende a escrever textos bem paragrafados; e isso se houver a devida preocupação. Uma pessoa pode escrever milhões de palavras, mas, sem se preocupar em paragrafar as ideias, pode acabar com um chatíssimo vício de escrita.
   Sempre tenha o cuidado de evitar parágrafos gigantes em seu texto, dê tempo para o cérebro de quem está lendo "respirar" por assim dizer.

  

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