Leucrota - Apenas uma criatura mítica?

   Não sei se já notaram mas eu me interesso bastante por criptozoologia - o estudo sobre as possibilidades de animais lendários serem reais, de alguma forma. Em mais um conto de humor que eu estou escrevendo, a história completa do "Reino Perdido de Marlon", que, em breve, estarei disponibilizando para vocês gratuitamente, um dos personagens faz uma referência ao Leucrota, uma criatura mítica medieval. Decidi me aprofundar mais sobre essa criatura mítica e cheguei a teorias interessantes.

"
Leucrota em Historiae Naturalis, de Joannes Jonstonus - 1657

   Segundo bestiários medievais, o leucrota é uma espécie de hiena com uma juba comprida, como a de um leão. Sua boca tem, ou tinha, uma abertura fora do normal; de fato, a abertura de sua boca chegava a tocar suas orelhas! Também imitava a voz humana com o intuito de atrair presas humanas. Do tamanho de um burro e cabeça semelhante ao texugo.
   Bom, o ponto que eu quero destacar é que os naturalistas medievais relacionavam essa criatura a hiena; sendo, não a própria hiena, mas com algum parentesco com a hiena. E a hiena, o que é?
   Simplesmente um dos animais mais bizarros que existem! Embora pareçam cães, são, na realidade, um tipo avantajado de mangusto. Sim, parentes do furão, texugos, suricats, etc. A coisa mais bizarra é que as fêmeas produzem mais testosterona que os machos e possui um órgão mais comprido que o deles. Só para vocês terem uma ideia de que animais desconhecidos que possuem parentesco com as hienas são ótimos candidatos a se tornarem lendas.
   Embora hajam poucos relatos confiáveis identificados com o leucrota, eu me lembrei de uma das historias verídicas mais sombrias da criptozoologia: A Besta de Gévaudan. Responsável pela morte de mais de 100 pessoas na França em 1764. Nenhum estudioso ainda relacionou a Besta de Gévaudan ao Leucrota. Mas eu suspeito que essa besta seja um Leucrota.

Besta de Gévaudan - The London Magazine, vol. xxxiv, May 1765


   O filme, "O Pacto dos Lobos", foi baseado nessa história verídica e, pelo menos a primeira metade desse filme, é, até certo ponto, fiel a história real. Mas recomendo aos que assistiram ou pretendem assistir esse filme, que pesquisem a história como ficou registrada pelos historiadores. Se fizerem esse estudo, perceberão que a besta descrita é bem semelhante ao Leucrota; mas isso é apenas uma teoria minha, tá bom pessoal!

Desenho antigo que tenta retratar os eventos sinistro ocorridos em 1764 na França

   E se vocês rastrearem o destino dessa besta, descobrirão que o Instituo Smithsonian esconde o exemplar empalhado até hoje! Quem sabe há um autêntico Leucrota empalhado que nos escondem!... Por enquanto.

Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.