Charles Fort - O Pesquisador de fatos estranhos

   Existe uma personalidade histórica que inspirou um dos meus personagens, o professor Akshan. Por esse motivo o personagem é um admirador dessa personalidade histórica - Charles Fort.
   Charles Fort foi um escritor, jornalista, pesquisador e autodidata americano que passou boa parte do seu tempo viajando pelo mundo pesquisando eventos estranhos, que muitos gostam de chamar de fenômenos paranormais.
   Acumulando duas pequenas heranças que recebeu de seus parentes falecidos, Fort podia financiar viagens e trabalhar em empregos temporários pelo mundo.
   Aos 18 anos começou sua aventura; primeiro conhecendo todos os cantos dos Estados Unidos. Depois viajou para a Europa e para a África. Enquanto anotava o folclore e a cultura de cada país que visitava.
   Aos 24 anos decidiu parar suas aventuras e se estabelecer nos Estados Unidos. Trabalhando como jornalista freelancer para vários jornais, Fort noticiava ocorrências inexplicáveis com o objetivo de constranger o pensamento cético dos cientistas e jornalistas. Quando algo inexplicável acontecia, Fort viajava até o local e entrevistava as testemunhas pessoalmente, investigava e tirava fotos; quando percebia que era uma fraude Fort deixava de lado. Durante sua carreira jornalística, ele catalogou nada menos que 60 mil ocorrências inexplicáveis para a ciência: eventos históricos encontrados nas mais variadas bibliotecas, notícias e recortes mandados por seus amigos, desde alienígenas, até ocultismo, chuvas coloridas, e criaturas mitológicas.
   Fort continuou apaixonado por fenômenos inexplicáveis. Além de escrever dez novelas de ficção científica, ele escreveu vários livros de não-ficção sobre o temas paranormais. "O Livro dos Danados" é um dos seus destaques bibliográficos.
  Fort organizou um extenso arquivo e o usava para criar matérias para uma revista artesanal, o "Science and the Unknown". Fort morou 8 anos na Inglaterra, bem próximo ao Museu Britânico, onde vasculhava livros e documentos; também era um frequentador assíduo das bibliotecas inglesas.
   Após a morte de Chales Fort, seu legado deixado é tão forte que estudiosos de eventos inexplicados são frequentemente chamados de fortianos ou forteanos.
   Na história do livro, o professor Akshan é chamado de fortiano pelo detetive.

Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.