História da literatura - Quando a humanidade começou a inventar Ficção?

   Quando será que a humanidade passou escrever histórias de mentirinha? Não podemos contar a mitologia uma vez que seus autores provavelmente acreditavam nela como sendo real. Também não podemos contar com histórias que sabemos que podem ter acontecido como a guerra de Troia, de Homero, por exemplo.
   Não seria interessante ler o resultado da primeira vez que um autor colocou a imaginação pra funcionar e criou uma história completamente fictícia, só para entreter os leitores?
   Uma vez que a narração não começa com a escrita, as primeiras histórias fictícias da humanidade podem ter se perdido a muito tempo.
   Mas, com trabalho árduo, os cientistas tem encontrado indícios de que muitos Contos de Fadas possuem milhares de anos de idade!
  No século IXX, os irmãos Grimm acreditavam que muitos dos contos de fadas que eles popularizaram provinham de contos que remontam ao surgimento dos idiomas indo-europeus! Mas os pesquisadores mudaram esse conceito posteriormente, acreditando que as histórias surgiram nos séculos XVI e XVII.
   Mais recentemente, porém, o antropólogo Jamie Tehrani, da Universidade de Durham e a folclorista Sara Graça da Silva, da universidade Nova de Lisboa, encontraram evidências de que os Grimm estavam mais próximos da verdade, embora os contos de fadas possam ter surgido ainda muito antes do que calculavam!



  "Algumas dessas histórias são muitos mais antigas do que os primeiros registros literários, e até mais do que a mitologia clássica. Algumas variações dessas histórias aparecem em textos gregos e latinos, mas nossas descobertas sugerem que são muito mais antigas do que isso." - Esclarece o antropólogo.


As histórias Originais da Chapeuzinho são muito mais macabras, remetendo a canibalismo e infanticídio. Os primórdios do Terror? Separei as origens desse conto para um próximo artigo, ok?


   De acordo com as pesquisas de Tehrani, o conto João e o Pé de Feijão foi relacionado a um grupo de histórias nomeado como "O menino que Roubou o Tesouro do Ogro", e teve sua origem identificada durante a divisão leste-oeste das línguas indo-europeias. Pasmem! Isso data de cerca de 5 mil anos atrás!
   O estudo indicou que A Bela e a Fera tem cerca de 4 mil anos de idade. O conto conhecido como O Ferreiro e o Diabo, sobre um ferreiro que vende a alma para um demônio para ganhar superpoderes, atualmente protagonizada pela personagem Fausto, foi estimada em 6 mil anos! Era do Bronze, se não me engano.
  Não é nenhuma surpresa que as primeiras histórias de ficção sejam do gênero Fantasia.
  "É notável que essas histórias tenham sobrevivido sem terem sido escritas. Elas têm sido contadas antes do inglês, o francês ou o italiano existirem, e provavelmente eram narradas em uma língua indo-europeia extinta", disse Tehrani.
   Seria ótimo ler versões pré-históricas dos contos de fadas que amávamos quando crianças...
   Mas essas histórias são contos curtos de ficção, que podem ser contadas em uma noite. Agora qual seria o primeiro romance ou, pelo menos, novela de ficção? Vamos marcar esse assunto para o nosso próximo encontro, combinado?

  
  

Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.