Afinal, o que é Literatura? E Porque ela é tão Especial?

   É desnecessário dizer que literatura é uma arte; isto todo mundo sabe. Mas quando usamos as literas (letras) para compormos arte damos ao leitor (usuário de nossa arte) parte da responsabilidade com essa arte. Cada leitor imagina, constrói, sente e reage muito individualmente ao texto que escrevemos. A diferença de reação de pessoa para pessoa é muito maior do que diante de um quadro ou escultura. Este aspecto torna a literatura uma forma de arte especial.
   O principal diferencial da literatura é que todo o escritor também precisa ser um bom leitor. Um escultor ou pintor, embora possa sim se inspirar em outra estátua ou pintura, se inspira mais na vida real para realizar sua arte. Mas um escritor, além de ter toda a vida real como fonte de inspiração, tira muita inspiração de outros textos literários; isto acontece porque, com palavras, você não recria apenas uma imagem ou forma, você pode recriar uma outra realidade, um outro universo inteiro! Assim, textos de outros escritores também se constituem ricas fontes de inspiração para um escritor. A literatura é uma arte que se recria constantemente, é muito mais dinâmica.
   Em nenhuma outra forma de arte é tão importante que o artista seja também um assíduo usuário da literatura. Deve ser um leitor voraz, não apenas para ampliar as fontes de inspiração, como já foi dito, mas por ainda outro motivo: a técnica de escrita fica muito mais explícita na obra literária. Diferente da pintura, onde, apenas vendo o quadro, é difícil aprender a técnica usada, o pincel usado, a mistura de tintas, etc. Na escrita, a ponta do lápis ou o tipo do papel usado não tem menor importância: toda a técnica está no modo em como o escritor usa as palavras
   Assim, um escritor aprende com o outro da mesma forma em que uma lâmina é afiada com outra. Em literatura nós chamamos isso de Leitura Técnica; ler um texto, atenciosamente, para captar a técnica usada, no texto completo, e em cada capítulo, parágrafo, palavra e letra. O que o escritor passou para o leitor com as palavras que usou, e o que ele passou com as palavras que ele não usou. Essa leitura analítica revela os detalhes da técnica de escrita. 
   Por fim, é tudo o que é possível revelar com as palavras, tudo o que é possível criar com as palavras, que torna a literatura algo tão especial. Graças a esse poder de expressão, a literatura é uma arte tão tecnicamente diversificada e tão inspiradora que o escritor também deve "beber desta fonte" se quiser estar em constante desenvolvimento.
   Até mesmo o âmago do escritor, seu subconsciente, é revelado pelo que ele escreve. Estar tão aberto para pessoas que você nem conhece, ter o seu âmago sendo lido por estranhos, também envolve uma coragem à parte, que faz muitos artistas preferirem continuar com suas esculturas e pinturas do que escrever um livro.
   Na pintura, o artista faz as pessoas apreciarem uma bela imagem bidimensional, na escultura, uma bela imagem tridimensional, na música, uma agradável sequência sonora... mas na literatura, usamos as palavras para que as pessoas gerem belas imagens, formas e sons... e muito mais.... com as suas mentes.

Um comentário:

  1. Legal o texto é importante mesmo o escritor ler bastante para se inspirar. E outros profissionais podem também se inspirar em livros.

    ResponderExcluir

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.