O Efeito das Palavras

  As palavras que escolhemos ao escrever um texto tem um efeito duplo. Claro, as palavras contribuem para que o texto tenha significado, é o efeito léxico da palavra, digamos assim. Mas ela também tem um segundo efeito muito importante, que nem todos os escritores dão a devida consideração: um efeito individual de cada palavra, a carga emocional da palavra. Como assim?
  Qual das frases à seguir você gostaria de ouvir da pessoa amada:



"Jamais te abandonarei!"

ou, 

"Eu sempre estarei ao seu lado!"



  Percebam que as duas frases tem um mesmo significado bonito. Mas a segunda frase parece muito mais romântica e eu aposto que foi ela que você escolheu, não é?  Isso acontece porque a segunda frase evitou usar palavras que carregam emoções negativas. 
  A primeira frase já começou com uma palavra que detestamos ouvir: "Jamais" e depois completou com outra palavra que não gostamos: "abandonarei." O nosso consciente, ao ler a frase, percebe o sentido bonito, mas só depois do inconsciente, quase instantaneamente, nos provocar duas reações emocionais negativas. 
  Podemos concluir, com isso, que a leitura são dois processos paralelos: lemos o significado; mas também lemos, e reagimos, a cada palavra individual. É aí que entra a importância de escolhermos bem cada palavra do nosso texto.
  Cada palavra é, para o escritor, como cada feitiço é para um mago. E como um mago, devemos conhecer bem o efeito cada palavra, ou "feitiço." Devemos usar palavras individuais, posicionadas estrategicamente no texto, para causar no leitor as reações emocionais que queremos que ele tenha ao ler.
  Eu vou colocar abaixo uma pequena lista de palavras que eu gosto de usar em meus livros e outras que eu observo escritores renomados usarem bastante. É uma lista singela mas você pode completá-la em seus estudos pessoas e, porque não, nos comentários!

Palavras de amor. Carinho (ou carinhoso, carinhosa); sempre; despertar (o sentimento); paquera. Evite palavras frias como flerte, ósculo, etc.

Palavras de horror. Nauseabundo (significa "fedido" mas tem um efeito de choque bizarro); horripilante; horrorizado; arrepio; macabro; sinistro. Não use palavras já gastas como: horrível, assustado.

Palavras de surpresa. Pasmado (ou pasmo, pasma); arrebatar (arrebatou-o, arrebatamento).

Palavras de aventura. Horizonte; panorama; júbilo; perigo; ousadia. Evite usar a palavra "viajem" (é melhor "jornada" ou "expedição") a menos que que seja mesmo uma viajem turística.


  Portanto, se você gosta de escrever, é hora de criar o seu próprio "livro de feitiços" para provocar reações emocionais no leitor. Sinta o efeito de cada palavra, crie um dicionário onde, ao invés do significado, tenha a carga emocional de cada palavra.



Se gostou, que tal compartilhar para que mais pessoas possam ler?





4 comentários:

  1. Mais um ótimo texto.
    Essa escolha de palavras e frases para uma mesma intenção no texto tem mudado para mim ao longo dos anos. Acho que porque meu estilo ainda não está definido. Muitas vezes pego textos meus de anos atrás e mudo palavras e expressões, quase sem mudar o significado, somente porque soam melhor para o ouvido.

    ResponderExcluir
  2. ótimo texto. Realmente palavras tem efeitos distintos e poderosos demais

    https://bilhetedebusan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.