O Mundo é dos Espertos... mas, por favor não seja um!



   "O mundo é dos espertos" - Existe muita verdade nessa frase. O mundo não é dos benevolentes, nem dos honestos e nem dos inteligentes, é dos espertos
  E o que é um esperto? O esperto é quem precisa fazer da desonestidade uma compensação por sua falta de qualidade. Somente assim o esperto consegue o que quer: jogando sujo. É um atalho para vencer quem tenta conquistar o mundo por mérito. É mais fácil ter conquistas sendo esperto.
   Essa realidade cria um mundo cheio de ilusão espertamente criada. Na política, no comércio, no jornalismo etc, o mundo é dos espertos não dos inteligentes. Quem tem qualidade não consegue competir com os espertos.
  Por causa dos espertinhos... há diversas formas de distorção da verdade que podem ser muito prejudiciais. A maioria das pessoas põe uma fé naquilo que leem, ouvem ou veem na TV, que acabam por se tornarem vítimas dessas distorções: acabam absorvendo preconceitos, crendo em mitos, e regredindo em inteligência.


Muitas vezes algo bombástico lido na internet está distorcido para aumentar a influência; mas nenhuma mentira resiste a uma pausa para reflexão com senso crítico ou mesmo pesquisa adicional.

   As pessoas não se dão conta de que é preciso muito esforço para aprender com qualidade; a "esperteza" das pessoas as leva a tomar um atalho para o "aprendizado": ouvir ou ler outra pessoa, o que é bem fácil... Mas ler ou ouvir é só o começo para quem quer aprender usando a inteligência; depois é preciso analisar, comparar, refletir, raciocinar, observar, e se possível, realizar suas próprias experiências. Só assim poderemos filtrar a verdade por trás das distorções espertalhonas.

   Os espertos recorrem a essas distorções para ficarem famosos porque a verdade, nua e crua, quase nunca é algo interessante; então a verdade sofre uma distorção, uma "mexidinha", para ficar mais interessante, para dar mais ibope, ou para influenciar a opinião das pessoas. Isso acontece no jornalismo, na política, naqueles memes de redes sociais... em quase toda a parte! E é regra naquelas revistinhas de banca de jornal.. aquelas revistas do tipo "cráudia". 
   E muito espertos tem um motivo ainda pior enganar: tirar proveito das pessoas. Informações em diversas áreas, mesmo científicas, acabam sendo distorcidas por espertalhões ou simplesmente são informações de má qualidade como resultado do jornalista ter caído nas distorções.
    O mundo pode até ser dos espertos... agora... mas o mundo só irá pra frente mesmo se nós reconquistarmos o mundo na raça, com honestidade, do jeito "raiz". Prefira sempre defender a verdade pura, sem distorções, mesmo que ela não seja o que as pessoas querem ouvir. São verdades que as pessoas precisam aceitar, precisam estar sendo consideradas entre nós, duras mesmo, para reconhecermos os perigos e rumarmos para uma mudança.

 


3 comentários:

  1. legal seu blog gostei ,,,
    Quem conhece os outros é inteligente.
    Quem conhece a si
    mesmo é iluminado.
    Quem vence os outros é forte.
    Quem vence a si mesmo é invencível!!
    https://teephany.blogspot.com/2011/05/vale-pena-pensar.html

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto. Para ler e reler, até mesmo para refletir se não estamos dando uma de espertos em algum momento.
    Eu vejo muitos espertalhões, todos os dias. Não é fácil você ver alguém dando uma de esperto e ter que ficar quieta. Infelizmente, em alguns casos, eles não se acham espertalhões e sim inteligentes. Falar o quê?
    Nessas horas eu procuro confiar que Deus está vendo e vai fazer a justiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e que bom que gostou. Olha, o mundo está ficando difícil pros espertos viu! As pessoas estão acordando e os espertos se desesperando. Imagine na época que não tinha internet e o conhecimento era um território apenas da elite "intelectual"...

      Excluir

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.