Guia da Insônia #19 H. G. Wells

Herbert George Wells (1866-1946)
Estilos: Ficção Científica, Horror, Terror, Aventura.



 Embora H.G. Wells seja eternamente conhecido como um escritor de ficção científica, ele foi prolífico em diversos gêneros, incluindo aqueles romances de história de amor.
  Ele era um aluno-professor (aluno que ensinava os mais jovens) na Escola de gramática Midhurst antes de ser escritor. Também estudou biologia no Normal School of Science.
  O escritor se autodenominou um socialista por quase toda a vida, mas vivendo o bastante para observar uma das primeiras tentativas dessa teoria política, durante a Revolução Russa, ele se desiludiu e, em seus últimos anos, se tornou muito pessimista quanto ao futuro da humanidade.
    Ele também foi um antecipado defensor do sufrágio universal. Muitas vezes alertando sobre a necessidade de cidadania para as mulheres.
    Apesar de ter concorrido quatro vezes ao prêmio Nobel de Literatura, Wells não chegou a ganhar, mas é claro que isso não é demérito à sua obra. As histórias do escritor influenciaram o mundo. Influenciam até hoje. Talvez muitos hoje nem se deram conta de que já conhecem algumas histórias desse escritor, assistindo às várias adaptações cinematográficas de seus livros, como A Ilha do Doutor Moureau, A Guerra os Mundos ou O Homem Invisível.



Sugestões de leitura:
Obras em domínio público 




A Máquina do Tempo. 1895. Ficção Científica, Aventura. Um cientista obcecado em voltar no tempo para salvar sua amada inventa uma máquina capaz de transportá-lo pelo tempo, mas um acidente o leva para centenas de anos no futuro.  










    Uma Visita Fantástica.1985. Fantasia, Ficção Científica. Um humanoide alado, gravemente ferido por um vigário, que pensou que ele fosse um pássaro exótico, revela que os nossos sonhos são o vislumbre de um mundo real, uma outra dimensão.
   The Wonderful Visit (lit. "A Visita Maravilhosa") nunca foi traduzido para o português. Mas a tradução da obra está sendo realizada pelo escritor Fernando Vrech (que sou eu... oi...), e já está em fase de acabamento (a capa já está pronta, ao lado) em breve estará disponível nas livrarias, e os colecionadores poderão ter uma bibliografia de H. G. Wells mais completa em português. Aguardem.
 




   A Ilha do Doutor Moreau. 1896. Ficção Científica, Terror. Está é considerada a "segunda" obra de H.G. Wells aqui no Brasil, devido ao desconhecimento de "The Wonderful Visit"; sendo, portanto, a terceira obra do escritor.Um náufrago acaba em uma ilha sinistra onde um cientista usa terapia genética para transformar animais selvagens em seres humanos.




 




  The Wheels of Chance (As Rodas do Acaso). 1896. Aventura. O Senhor Hoopdriver é um membro da classe trabalhadora bastante entediado pelo seu trabalho. Então, em seus apertados dez dias de férias anuais, ele resolve percorrer toda a costa sul da Inglaterra com a sua bicicleta. Também não é uma obra de Wells muito conhecida em português.










    O Homem Invisível. 1897. Horror. Ficção Científica. Griffin é um homem sinistro que veste roupas compridas e esconde o seu rosto com bandagens. Quando suspeitam dele ele revela que é um ex-estudante de medicina que abandonou os estudo para dedicar-se à óptica, tendo inventado uma substância capaz de deixá-lo invisível.








 

   O Primeiro Homem na Lua. 1900. Ficção Científica. Por meio de um metal revolucionário capaz de flutuar, a cavorita, dois amigos constroem um transporte capaz de levá-los até a lua. Embora a ideia de haverem plantas e animais estranhos na lua seja um um tanto bobinha hoje em dia, na época era fenomenal. Dando um desconto para o pouco conhecimento lunar da época, nós também podemos ler, hoje em dia, fascinados, esse clássico de H.G. Wells.






 

   O País dos Cegos. 1904. Aventura. Um homem fica preso em um vale onde todos os habitantes são desprovidos de olhos. Ridicularizado ao tentar explicar as formas do mundo, o homem não tem credibilidade para avisá-los dos perigo. Ao ler essa novela (um texto um pouco menor que um livro, de fato), não deixamos de pensar que Wells quisesse nos provocar contrariando aquele ditado popular "Em Terra de Cego, quem tem um olho só é Rei."
   Normalmente, "País dos Cegos" vem acompanhado de outros contos de H. G. Wells, também muito recomendados. Procure algum título como "O País dos Cegos e outras Histórias."

 


   Kipps - A História de uma Alma Simples. 1905. Comédia. Uma história mais convencional que conta sobre Kipps, um órfão que descobre que é herdeiro de uma grande fortuna. O rapaz ingênuo luta, então, para se adequar à alta sociedade.










 


     Nos Dias do Cometa. 1906. Um cometa com gases esverdeados cai na terra e seus vapores parecem  ser capazes de mudar as atitudes hostis humanas, gerando uma profunda mudança na sociedade.









 

      O Dorminhoco. 1910. Ficção Científica, Comédia. Em "The Sleeper Awakes", seu título original, o escritor reescreve uma obra anterior chamada When the Sleeper Wakes (1899). Conta sobre um homem que adormece por centenas de anos e vislumbra uma sociedade londrina completamente transformada, com inúmeras invenções que Wells imaginou que poderiam existir em 2100. O Dorminhoco virou um filme dirigido por Woody Allen na década de 70.
    Esse tipo de mundo futurista imaginário, criado por escritores clássicos, é chamado hoje de retro-futurista, e muitos jogos, filmes a até mesmo livros contemporâneos ainda se divertem com as ideias desses escritores.

 


     Casamento. 1912 Romance, Aventura. Uma história de amor escrita por H. G. Wells. Um casal com
muitos problemas resolve ir refletir nas terras desoladas de Labrador, no nordeste da Inglaterra. No meio do nada, as dificuldades de um terrível inverno induz o casal a resolverem seus conflitos e melhorarem sua relação.


 







    Deus, o Rei Invisível. 1917. Não-ficção, Ensaio. Aqui H. G. Wells disserta sobre a visão que ele possui sobre quem é Deus.










Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.