Guia da Insônia #16 Mary Shelley


Mary Wollstonecraft Shelley (1797-1851)
Estilos: Romance Histórico, Terror, Ficção Científica.


  Nunca conheceu sua mãe, que morreu 10 dias após seu nascimento. Aos 17 anos Mary Wollstonecraft Godwin foge com Percy Bysshe Shelley, com quem ela se casou em 1816, adotando o nome Shelley.
   O pai dela, William Godwin, o então marido dela e até mesmo sua mãe, Mary Wollstonecraft, foram escritores muito ativos, não apenas de ficção mas de tratados políticos. De modo que Mary Shelley teve boa influencia para se tonar escritora.
   Entre as obras mais famosas da escritora se destacam Frankenstein, uma história que vem sendo contada até hoje no cinema e no teatro. Mas há outras obras da escritora muito boas, que talvez tenham sido ofuscadas pelo brilho de Frankenstein; como The Last Man (O último Homem) e o romance histórico Valperga.
   Foi uma escritora prolífica nos gêneros mais abordados aqui no "Histórias de Mistério"; como ficção científica e terror. Uma das primeiras do mundo a abordar esses temas.



Sugestões de leitura:
Obras em domínio público 



Frankenstein. Terror. Ficção Científica. Embora eu tenha dito que este livro ofuscou outros trabalhos da escritora, não pude evitar de falar primeiro sobre ele. Uma sinopse é dispensável dada a imensa popularidade desta história. Só devo acrescentar uma curiosidade de que Frankenstein nunca foi o nome do monstro e sim do cientista que o criou, sendo que na realidade o monstro não tem nome. Shelley também deu um nome alternativo a história: O Moderno Prometheus.





 Valperga. 1823. Romance Histórico. Castruccio Castracani foi um ditador que conquistou diversas regiões italianas durante o século XV; foi uma figura histórica real que Shelley agregou ao seu romance. Valperga é uma fortaleza fictícia que Castruccio tenta conquistar; mas ela é administrada pela condessa Eutanásia. Eutanasia e Castruccio se amam.
 O ditador dá a Eutanásia a escolha de entre seus sentimentos e a sua liberdade política. Como a personagem de Shelley, "Eutanásia", virou um substantivo bem conhecido hoje em dia; isto é um spoiler inevitável quanto a escolha da condessa na no final da história.





The Fortunes of Perkin Warbeck ( As Fortunas de Perkin Warbeck) 1830. Ficção Histórica. Perkin Warbeck foi uma personalidade história que afirmava ser  Richard de Shrewsbury, filho de Eduardo IV e herdeiro legítimo ao trono mas oficialmente desaparecido. Até aqui é história real. Mas Mary Shelley reconta esta história como se o verdadeiro príncipe, Perkin Warbeck, tivesse morrido e um impostor Richard of Shrewsbury, tivesse tomado o seu lugar.









The Last Man ( O Último Homem) Ficção Científica Apocalíptica; Distopia. Um livro que poderia competir facilmente com Frankenstein, mas que não ficou tão famoso. Conta a história de um futuro onde a Terra foi devastada por uma praga, em meio ainda a um caos político.
 Mesmo se passando em futuro distante até para nós, que seria o final do nosso século XXI, a tecnologia humana, na visão distópica de Shelley, não avançou muito. Mas Lionel Verney, o protagonista, parecer ser imune à praga. Será que ele será o último ser humano da Terra?







Contos de Mary Shelley. Mary Shelley também escreveu muitos contos, que são histórias mais curtas, variando entre fantasia, terror e ficção científica. São raríssimos em português, mas valem muito a pena a procura. Procurem coletâneas de contos dela que incluam:
 "The Mortal Immortal" (O Imortal Mortal), sobre um homem que se torna imortal por meio de um elixir, que também trás uma maldição insuportável;  
"Transformation", sobre um homem que troca de corpo, temporariamente, com uma entidade monstruosa que não volta mais para desfazer a troca; e
"Roger Dodsworth - The Reanimated Englishman" (O Inglês Reanimado), sobre uma fake news, da época, de um homem do século XVII que teria sido congelado nos Alpes e voltado à consciência duzentos anos depois, na época contemporânea à escritora.




Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.