Sinais Estranhos no Programa Chaves



   O Chavinhos do oito sempre foi um personagem amado por essa geração, e eu me incluo. As piadas do seriado não envelhecem e, mesmo todos já tendo, praticamente, decorado as piadas, ainda rimos por causa do timing humorístico perfeito dos atores.
   Nesse artigo, eu não pretendo diminuir o seriado, nem dizer que é do Satanás, nem nada disso. Sempre será um dos meus seriados preferidos de humor e referência, inclusive.
  Mas todos temos que concordar que Roberto Gomez Bolaños apelava para alguns temas... pouco ortodoxos, às vezes. E, claro, quase sempre isso funcionava como um atrativo. Mas algumas vezes ele exagerava.
  Você sempre se perguntou porque há "episódios perdidos", que passam com muito pouca frequência, ou sequer passam? Um dos motivos é que alguns episódios mostram coisas que são impensáveis para os dias de hoje. Alguns são tão estranhos que você fica seriamente se perguntando porque motivo aquilo está ali.
  A maioria dos sinais que eu vou mostrar não fui eu que achei. São sinais que já são falados por algum tempo nos subúrbios da internet. Sabe aqueles blogs doidos de fundo preto e letras de cor chocante? Então...
   Eu não vou mostrar prints com as cenas dos episódios para não ferir direitos autorias; mas acho que todos irão saber do episódio que se trata.  Além, disso é fácil encontrar esse episódios pela web.

  A Suástica. No episódio do futebol americano, há uma suástica pichada na parede do terreno baldio. Naquela época, não havia muito problema em usar a suástica nazista na arte.
  Nem realidade, não foi Hitler que criou a suástica, ele apenas a usou na bandeira nazista. Esse símbolo tem sido usado para boa sorte há muitos milênios.
  No caso do episódio, me parece que o símbolo tem a função de passar uma ideia de subversão naquele terreno baldio. É como se eles estivessem te dizendo "Olha o tipo de gente que frequenta esse lugar!" Assim eu não vejo como uma apologia ao Nazismo.
  Eu, particularmente, não sou contra usar esse símbolo, da forma como foi usada no episódio, mas, hoje em dia, as pessoas poderão achar chocante.


  O Olho de Hórus. Para quem não sabe, o Olho de Hórus, ou "Udyat", é um antigo símbolo egípcio usado para proteção contra males. Sim, é usado, hoje em dia, em muitas seitas pagãs.
Resultado de imagem para malocchio  No cardápio da Dona Florinda, no restaurante, há um Olho de Hórus estampado na capa. Ele aparece muito bem em episódios como "O Protesto" e "Tem Uma Mosca no meu Café." Confiram quando estiverem assistido...




  O malocchio ou mão chifrada. Muito associado ao satanismo, o malocchio é um símbolo supersticioso italiano que ficou muito popular em bandas de Metal. 
   Porém, não remete exatamente ao Diabo e sim a deuses Touro de mitologias antigas; por exemplo, ao deus cananeu Moloque, cujo o nome é bem similar. Crê-se que pode espantar ou invocar maldições.
  No México, esse gesto era bastante comum, sendo usado para isso mesmo: para rogar praga nos outros ou se proteger delas.
  Há inúmeros episódios em que os personagens fazem o sinal da mão chifrada. O mais icônico, eu diria, é quando o Nhonho ouve a Bruxa do... desculpe.. a dona Clotilde chamar seu cachorrinho Satanás.




  Filmes Impróprios. No episódio "O Retorno da Chiquinha" há dois posters de filmes mexicanos, nas paredes exteras da vila, completamente impróprios para crianças: LA HERMANDAD DE SATANAS (A Irmandade de Satanás), um filme com muito satanismo e MUÑECAS EM CADENAS (As Bonecas Acorrentadas). 
  Eu imagino que os produtores desses filmes, que eu classificaria como trash, pagaram um espaço no episódio para divulgarem esses filmes. É como diz o ditado "Pagando bem, que mal tem." Mas pegou mal por ser um seriado de crianças, não acham?





 

  Episódios Assustadores. Alguns episódios destoam muito da proposta do seriado. Quem, mesmo hoje, tem coragem de assistir a sessão espírita da dona Clô no episódio "Os Espíritos Zombeteiros"? 

  Tudo isso nos faz pensar no que os atores, produtores e, principalmente o Chespirito, estavam envolvidos. Seitas? Ou, no mínimo, sociedades secretas? Acho possível; embora não vou deixar de assistir de vez em quando.


  E você, percebeu algo assustador no seriado Chaves ou Chapolin e gostaria do compartilhar seu conhecimento? Dê sua opinião nos comentários.


13 comentários:

  1. Acredito que simbolos são apenas simbolos! A Igreja Católica( E lá vou eu d'novo) adotou a Cruz um instrumento de Tortura usado para mostrar o que acontece com quem se opõe a Roma! Jesus Coitado(Famoso Terrorista) implorou até o fim para que seu Pai imaginário fizesse qualquer coisa! Os Satanistas ridículamente logo trataram d inverter a Cruz! Vários simbolos e imagens Milenares se tornarão pagãos(Até o Bode simbolo de Colheita e prosperidade e festas) por decisão exclusiva da Igreja que queria erradicar a ferro tortura e fogo toda e qualquer mensão a Cultos Milenares! *PEQUENAS. EMPRESAS. GRANDES. NEGÓCIOS!*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em uma coisa eu concordo contigo: As pessoas levam muito a sério esse símbolos. No sentido de logo pensarem no Diabo. Na verdade, são apenas símbolo e gesto de pessoas que mantiveram tradições antigas de seus familiares.
      Sobre as outras partes do seu comentário, vai uma sugestão: estude as informações cruas da história; e não informações "cozinhadas" pelos intelectuais que só querem conquistar membro. Eu digo isso tanto no sentido religioso quanto no sentido acadêmico; só querem fazer a cabeça das pessoas. Por exemplo, se lesse mais, saberia que a cruz invertida nunca foi realmente usado no satanismo, apenas no satanismo de ficção, o imaginário. A cruz invertida é símbolo de renascimento e é também usada pela própria igreja, por exemplo,na cadeira do papa.

      Excluir
    2. Cane Corso você está é desinformado, o império romano tinha suas religiões que não tem nada a ver com o cristianismo, algumas são oriundas da Grécia antiga conquistada pelos próprios romanos, um exemplo na Grécia era Zeus em Roma: Júpiter são os mesmo deuses mas com nomes trocados. Na Roma antiga o cristão era perseguido e morto. Talvez você confundiu pois quando menciona tortura está se referindo a inquisição que começou no século XII na França na era medieval ou seja bem depois da queda do império romano. Obs: Não estou aqui para defender religião respeito a liberdade de expressão das pessoas.

      Excluir
  2. Fernando, vou ficar devendo essa!

    Quando pequeno, não sintonizava SBT na minha casa. Acredita que assisti ao Chaves pouquíssimas vezes e depois de adulto?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo assim, obrigado por vir e se propor a ler sobre o assunto.

      Excluir
  3. Uma coisa e certa: o maior triunfo do diabao e fazer acreditar que ele não existe.LOgo,tudo e do bem.tudo e relativo......enquanto isso, as pessoas se acorrentam

    ResponderExcluir
  4. E eu cheguei a este post após assistir o episódio do Retorno da Chiquinha e ver esse poster da Irmandade. He he he

    ResponderExcluir
  5. Cheguei até este POST após ver o episódio do futebol americano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dally, sobre este episódio do futebol existe uma atualização. Se você olhar bem o símbolo da suástica nazista, verá que ela é um losango. No episódio a suástica está na forma quadrada, que é como as antigas religiões orientais usavam o símbolo, tendo-o como um sinal de boa sorte apenas.

      Excluir
  6. Após o retorno da chiquinha cheguei aqui kkkkk.
    Vi que se trata de um filme de 1971.

    Mas vi esses dias piadas um tanto estranhas, por exemplo quando o professor girafales fala que o nariz do inhonho representa algum determinado país ele o compara a mulheres, e ao ser questionado o chaves diz que as meninas também são só um buraco.

    ResponderExcluir
  7. Realmente, a questão da mão chifrada é feita por dona Florinda dirigida ao seu Madruga,no episódio do homem invisível se não me engano, e agora acabei de ver a Chiquinha fzdo o mesmo gesto ao seu pai, seu Madruga! Essa questão do gesto da mão chifrada dos personagens é o que mais me intriga. Tipo, por qual causa, motivo, razão ou circunstância foi exigido no roteiro que se fizesse isso?!

    ResponderExcluir

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.