Folclore, Lendas, Mitologia, Superstições, Cultura, Crença... Qual a diferença?

   Amigos, estou abrindo toda uma nova categoria de artigos, Mitologia e Folclore, buscando uma definição de todos esses termos, que atribuímos ou não, como sendo sinônimos de Folclore.


   A grande maioria dos professores tende a definir o folclore como sendo os costumes do Brasil. Ensinam para as crianças que folclore é boi-tatá, boi-bumbá, boi-caprichoso, boi-isso, boi-aquilo... mas não apresenta para esses mini-estudiosos uma definição dessa ciência, para que eles possam expandir seus horizontes.
   O Folclore, como já é expressivamente tido e repetido, vêm do idioma inglês arcaico; Folk: Povo e Lore: Sabedoria. Portanto, o folclore é a sabedoria de um povo e, por extensão, tudo que dá IDENTIDADE a esse povo. A definição se aplica a qualquer povo existente ou extinto. Suas danças, crenças, costumes, lendas, comida, etc.
    Lendas são histórias folclóricas, ou seja, histórias que dão identidade a um povo. Podem ser lendas obviamente inventadas, podem ser lendas fantasiosas que podem ser cridas pelas pessoas que contam sobre ela e lendas podem até ser sobre personagens incomuns que não podemos determinar se existiram mesmo.
   Mitologia é um conjunto de contos, lendas e personagens (não raro, os deuses) que são contados e recontados por gerações. Lembre-se que é um conjunto conciso de contos e lendas, que frequentemente interligam-se. Uma mitologia pode ser a religião de uma civilização antiga como a mitologia grega, a mitologia egípcia; mas podem também ser ficcional formada dentro da literatura como é o caso da mitologia lovecraftiana, mitologia arthuriana, etc.
   Superstição é uma noção que não leva em conta o fato científico, apenas a observação prática de um fenômeno ou de um suposto fenômeno. Na maioria das vezes é um grande equívoco, uma confusão com coincidências, ou a má interpretação de um fenômeno científico. A superstição é muito forte em certas culturas, como a cultura cigana.
   A crença, pode incluir a superstição mais é mais ampla do que isso. Abarca também todas as noções impossíveis de verificação científica. É quando a ciência não tem a resposta, mas mesmo assim procuramos uma. Um bom exemplo é a crença em deus.
   Cultura é todo o complexo de lendas, técnicas, ética, conhecimento e expressão artística de um povo, sendo quase um sinônimo de folclore. A diferença vemos também na origem da palavra cultura... cultivo... Cultura é todo o conhecimento relevante para cultivar um povo, isto é, para desenvolver a civilização. Além de dar identidade ao povo, como faz o folclore, a cultura engloba outros tipos de conhecimento, como a técnica e o conhecimento científico de um povo.
   Mas a questão principal que levantamos aqui é o que é folclore? Porque, sem uma definição, tendemos a dizer que tudo é folclore, das religiões ao menu de restaurantes.
   Nem toda a dança é folclore, nem toda a religião é folclore, nem toda a comida é folclore, e por aí vai. Não devemos pensar que tudo na vida é folclore, pois existe um requisito para essa classificação.
   O requisito é, nada mais, nada menos, do que a palavra "Povo". Precisa fazer parte da IDENTIDADE de um povo para ser folclore.
   Vamos fazer juntos uma brincadeira para deixarmos bem definido o que é folclore? 
   Ressalto, primeiramente, que essa brincadeira é totalmente aberta para discussão, se discordar você tem total liberdade expressar suas discordância nos comentários. A brincadeira exercita justamente isso: nosso senso quanto a definição dessa ciência, o Folclore.

   Responda a seguir se o exemplo dado é folclore ou não. Evitarei dar a minha resposta logo no começo do parágrafo para não atrapalhar seu pensamento, ok?

Tango é folclore?

   O Tango é dançado internacionalmente. É ensinado em muitos países, mas todos sabemos a sua origem, a argentina. O Tango é uma música e uma dança que possui um toque de melancolia e romantismo, que reflete a percepção emocional de todo um povo específico, os argentinos. Portanto, o Tango faz parte do folclore argentino.

O Break é folclore?


  O Break também é uma dança rítmica que surgiu nos EUA. Faz parte de uma cultura: a cultura Hip-Hop. O Break não reflete a identidade de um povo específico, não pode, por exemplo, ser associação ao povo de seu país de origem. Assim como a cultura Hip-Hop, reflete, talvez, a identidade de certas classes sociais mas tais não se constituem um povo. O Break não é folclore, no meu ponto de vista.

Capoeira é folclore?

  Surgiu no Brasil como auto-defesa criada por escravos fugidos. Como disfarce, a capoeira também era um jogo e uma dança. Os golpes da capoeira refletem a percepção do povo escravizado e suas necessidades de auto-proteção. Inicialmente, portanto, a capoeira não era parte do folclore brasileiro, mas era parte do folclore do povo quilombola, que formavam comunidades escondidas na selva. Posteriormente, o povo brasileiro acolheu essa tradição como um legado; mantendo a capoeira um conhecimento vivo e desenvolveu essa dança/luta/jogo, criando novas cantigas e ritmos. Assim, a capoeira se tornou parte do folclore do povo brasileiro.

Boxe é folclore?

   O Boxe não é uma arte marcial em si e sim um esporte. Seus golpes e técnicas surgiram para competição esportiva. Claro que pode ser usado como auto-defesa, de qualquer forma. Dar socos e realizar esquivas são ações básicas de diversas culturas marciais em todo o mundo. Assim, o boxe não é folclore porque não pertence a identidade de um povo específico.

Kung-fu é folclore?


  Kung-fu é um conjunto complexo de artes marciais chinesas. Muitos de seus golpes refletem os costumes e percepções do povo chinês. Por exemplo, o leque usado como arma no kung-fu, reflete o costume chinês das mulheres usarem leques tradicionais. As técnicas Garça, Tigre, dragão, refletem a percepção do povo chinês de sua fauna, imaginária ou não, o modo como eles percebiam a utilidade dos movimentos dos animais. Sem dúvida, Kung-fu é folclore do povo chinês.

Curupira é folclore?

  Essa é fácil dizer que é folclore, pois é uma crença de um povo. Mas seria folclore do povo brasileiro ou do povo indígena? Não há uma resposta específica, apenas reflita na pergunta, para expandir seus horizontes.







 

Chupacrabras é folclore?

  É uma lenda como o Curupira. Mas remete a quê povo? Uma vez que começou na América Central e Sul dos EUA e se espalhou para a América do Sul? Não parece haver nenhum povo específico, nem mesmo o povo latino, que possua o chupa-cabras como parte de sua identidade.

Pé-Grande é Folclore?


  É uma lenda que muitos psicólogos sociais adorariam explanar suas teorias como: A ansiedade por descobrir outro bípede, outro, semelhante, no planeta Terra, etc. A lenda ocorre dentro de uma região específica, a América do Norte. Há um povo específico nesta região, os norte-americanos. O Pé-Grande faz parte da IDENTIDADE do povo norte-americano? Outra pergunta de difícil resposta: se o Pé-Grande é folclore. Eu, pessoalmente, não acho que o Pé-Grande seja folclore porque a sua crença é apenas uma curiosidade que não reflete nenhuma percepção específica do povo norte-americano.

Sasquatch é folclore?


  Embora seja uma espécie de sinônimo de Pé-Grande, o Sasquatch é uma crença, inicialmente, indígena, e visto como um protetor da floresta, à semelhança do Curupira. Esse fato faz com que o Sasquatch reflita a percepção ética de um povo específico, os índios norte-americanos. Sem dúvida, o Sasquatch deu origem a lenda do Pé-Grande, mas o Sasquatch é muito mais fácil de definir como sendo folclore.

Arroz com Feijão é folclore?


  Um mix muito popular no Brasil, seu país de origem, a teoria é que o brasileiro, certo dia, juntou o arroz, trazido dos japoneses que migraram para o Brasil com o feijão, já muito consumido por todos os povos nativos da América do Sul. Remete ao povo brasileiro, sendo chamado de "comida típica". E reflete a percepção do povo brasileiro, principalmente, sua característica acolhedora de culturas imigrantes, sua característica miscigênica e miscigenável. Sem dúvida que Arroz com Feijão é folclore do Brasil.

Frango Assado é folclore?

  Me refiro aquele frango assado inteiro que gira nas portas dos açougues. Frango assado, na porta dos açougues ou não é preparado inteiro em todo o mundo, por muito povos diferentes. Não pertence à identidade de um povo específico, não é folclore.

Calça Jeans é Folclore?

  Usado pelo mundo todo e por muitos povos. Não é folclore.

Quilt é folclore?

   A saia masculina usada pelos escoceses, sem dúvida, é folclore escocês. Remete a tradição de um povo específico.

Sobretudo é folclore?


   Sendo muito usado na moda gótica, o sobretudo pode ser considerado parte da cultura gótica. Mas o goticismo não é folclore porque não reflete a identidade de nenhum povo especifico.

Burca é folclore?

   Usado pelas mulheres islamistas, devido a crenças particulares do povo Islã referente a sexualidade. Uma vez que reflete a percepção moral de um povo específico, a burca é folclore do povo Islã.





Mitologia grega é folclore?


  É um conjunto de crença, ritos e lendas... uma inteira religião em si, do povo grego. Há uma tendência dos especialistas em não associar o folclore à mitologia. Mas, para mim está claro que Mitologia, seja, grega, romana, nórdica, reflete a identidade de um povo específico. É folclore.
  
Igreja Universal é folclore?

  É um conjunto de crenças, ritos, histórias, contos (no caso contos de pessoas curadas milagrosamente), uma religião. Ocorre, principalmente no Brasil, onde fica o povo brasileiro. É folclore? Reflete inteiramente a identidade de um povo específico? Mais um exercício de pensamento. Minha resposta é não, não é folclore.
   Você pode expandir esse exercício e continuar com outros exemplos. 
   Então, galera, folclore é tudo que traz identidade a um povo, já a cultura é todo o conhecimento que um povo acumulou para se desenvolver. As lendas são histórias contadas por um povo, mas uma mitologia são um complexo de lendas. A superstição é uma noção puramente prática, sem levar em conta o fato científico, já uma crença também surge quando não há ainda um fato científico para explicar um fenômeno.
    Gostaram da explicação? Se tiver dúvidas pode perguntar nos comentários. Se discorda do artigo enriqueça o assunto aí nos comentários! Vamos fazer cultura nos comentários, que tal?

Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.