Folclore, Lendas, Mitologia, Superstições, Cultura, Crença... Qual a diferença?

   Amigos, estou abrindo toda uma nova categoria de artigos, Mitologia e Folclore, buscando uma definição de todos esses termos, que atribuímos ou não, como sendo sinônimos de Folclore.


   A grande maioria dos professores tende a definir o folclore como sendo os costumes do Brasil. Ensinam para as crianças que folclore é boi-tatá, boi-bumbá, boi-caprichoso, boi-isso, boi-aquilo... mas não apresenta para esses mini-estudiosos uma definição dessa ciência, para que eles possam expandir seus horizontes.
   O Folclore, como já é expressivamente tido e repetido, vêm do idioma inglês arcaico; Folk: Povo e Lore: Sabedoria. Portando, o folclore é a sabedoria de um povo e, por extensão, tudo que dá IDENTIDADE a esse povo. A definição se aplica a qualquer povo existente ou extinto. Suas danças, crenças, costumes, lendas, comida, etc.
   Porém , nem toda a dança é folclore, nem toda a religião é folclore, nem toda a comida é folclore, e por aí vai. Não devemos pensar que tudo na vida é folclore, pois existe um requisito para essa classificação.
   O requisito é, nada mais, nada menos, do que a palavra "Povo". Precisa fazer parte da IDENTIDADE de um povo para ser folclore.
   Vamos fazer juntos uma brincadeira para deixarmos bem definido o que é folclore? 
   Ressalto, primeiramente, que essa brincadeira é totalmente aberta para discussão, se discordar você tem total liberdade expressar suas discordância nos comentários. A brincadeira exercita justamente isso: nosso senso quanto a definição dessa ciência, o Folclore.

   Responda a seguir se o exemplo dado é folclore ou não. Evitarei dar a minha resposta logo no começo do parágrafo para não atrapalhar seu pensamento, ok?

Tango é folclore?
   O Tango é dançado internacionalmente. É ensinado em muitos países, mas todos sabemos a sua origem, a argentina. O Tango é uma música e uma dança que possui um toque de melancolia e romantismo, que reflete a percepção emocional de todo um povo específico, os argentinos. Portanto, o Tango faz parte do folclore argentino.

O Break é folclore?


  O Break também é uma dança rítmica que surgiu nos EUA. Faz parte de uma cultura: a cultura Hip-Hop. O Break não reflete a identidade de um povo específico, não pode, por exemplo, ser associação ao povo de seu país de origem. Assim como a cultura Hip-Hop, reflete, talvez, a identidade de certas classes sociais mas tais não se constituem um povo. O Break não é folclore, no meu ponto de vista.

Capoeira é folclore?

  Surgiu no Brasil como auto-defesa criada por escravos fugidos. Como disfarce, a capoeira também era um jogo e uma dança. Os golpes da capoeira refletem a percepção do povo escravizado e suas necessidades de auto-proteção. Inicialmente, portanto, a capoeira não era parte do folclore brasileiro, mas era parte do folclore do povo quilombola, que formavam comunidades escondidas na selva. Posteriormente, o povo brasileiro acolheu essa tradição como um legado; mantendo a capoeira um conhecimento vivo e desenvolveu essa dança/luta/jogo, criando novas cantigas e ritmos. Assim, a capoeira se tornou parte do folclore do povo brasileiro.

Boxe é folclore?
   O Boxe não é uma arte marcial em si e sim um esporte. Seus golpes e técnicas surgiram para competição esportiva. Claro que pode ser usado como auto-defesa, de qualquer forma. Dar socos e realizar esquivas são ações básicas de diversas culturas marciais em todo o mundo. Assim, o boxe não é folclore porque não pertence a identidade de um povo específico.

Kung-fu é folclore?

  Kung-fu é um conjunto complexo de artes marciais chinesas. Muitos de seus golpes refletem os costumes e percepções do povo chinês. Por exemplo, o leque usado como arma no kung-fu, reflete o costume chinês das mulheres usarem leques tradicionais. As técnicas Garça, Tigre, dragão, refletem a percepção do povo chinês de sua fauna, imaginária ou não, o modo como eles percebiam a utilidade dos movimentos dos animais. Sem dúvida, Kung-fu é folclore do povo chinês.

Curupira é folclore?

  Essa é fácil dizer que é folclore, pois é uma crença de um povo. Mas seria folclore do povo brasileiro ou do povo indígena? Não há uma resposta específica, apenas reflita na pergunta, para expandir seus horizontes.



Chupacrabras é folclore?


  É uma lenda como o Curupira. Mas remete a quê povo? Uma vez que começou na América Central e Sul dos EUA e se espalhou para a América do Sul? Não parece haver nenhum povo específico, nem mesmo o povo latino, que possua o chupa-cabras como parte de sua identidade.

Pé-Grande é Folclore?


  É uma lenda que muitos psicólogos sociais adorariam explanar suas teorias como: A ansiedade por descobrir outro bípede, outro, semelhante, no planeta Terra, etc. A lenda ocorre dentro de uma região específica, a América do Norte. Há um povo específico nesta região, os norte-americanos. O Pé-Grande faz parte da IDENTIDADE do povo norte-americano? Outra pergunta de difícil resposta: se o Pé-Grande é folclore. Eu, pessoalmente, não acho que o Pé-Grande seja folclore porque a sua crença é apenas uma curiosidade que não reflete nenhuma percepção específica do povo norte-americano.

Sasquatch é folclore?


  Embora seja uma espécie de sinônimo de Pé-Grande, o Sasquatch é uma crença, inicialmente, indígena, e visto como um protetor da floresta, à semelhança do Curupira. Esse fato faz com que o Sasquatch reflita a percepção ética de um povo específico, os índios norte-americanos. Sem dúvida, o Sasquatch deu origem a lenda do Pé-Grande, mas o Sasquatch é muito mais fácil de definir como sendo folclore.

Arroz com Feijão é folclore?

  Um mix muito popular no Brasil, seu país de origem, a teoria é que o brasileiro, certo dia, juntou o arroz, trazido dos japoneses que migraram para o Brasil com o feijão, já muito consumido por todos os povos nativos da América do Sul. Remete ao povo brasileiro, sendo chamado de "comida típica". E reflete a percepção do povo brasileiro, principalmente, sua característica acolhedora de culturas imigrantes, sua característica miscigênica e miscigenável. Sem dúvida que Arroz com Feijão é folclore do Brasil.

Frango Assado é folclore?

  Me refiro aquele frango assado inteiro que gira nas portas dos açougues. Frango assado, na porta dos açougues ou não é preparado inteiro em todo o mundo, por muito povos diferentes. Não pertence à identidade de um povo específico, não é folclore.

Calça Jeans é Folclore?

  Usado pelo mundo todo e por muitos povos. Não é folclore.

Quilt é folclore?

   A saia masculina usada pelos escoceses, sem dúvida, é folclore escocês. Remete a tradição de um povo específico.

Sobretudo é folclore?


   Sendo muito usado na moda gótica, o sobretudo pode ser considerado parte da cultura gótica. Mas o goticismo não é folclore porque não reflete a identidade de nenhum povo especifico.

Burca é folclore?

   Usado pelas mulheres islamistas, devido a crenças particulares do povo Islã referente a sexualidade. Uma vez que reflete a percepção moral de um povo específico, a burca é folclore do povo Islã.





Mitologia grega é folclore?


  É um conjunto de crença, ritos e lendas... uma inteira religião em si, do povo grego. Há uma tendência dos especialistas em não associar o folclore à mitologia. Mas, para mim está claro que Mitologia, seja, grega, romana, nórdica, reflete a identidade de um povo específico. É folclore.
  
Igreja Universal é folclore?

  É um conjunto de crenças, ritos, histórias, contos (no caso contos de pessoas curadas milagrosamente), uma religião. Ocorre, principalmente no Brasil, onde fica o povo brasileiro. É folclore? Reflete inteiramente a identidade de um povo específico? Mais um exercício de pensamento. Minha resposta é não, não é folclore.

   Você pode expandir esse exercício e continuar com outros exemplos. 
   E quanto à pergunta tema? Qual a diferença entre folclore, mito, lenda, mitologia, superstição, ritos, costumes, crença, cultura? A única diferença é que, se refletir a identidade de um povo, todos os últimos exemplos da pergunta estão contidos no primeiro.

Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.