Os pássaros que se afogam em grupo...


   No meu livro "A Descendência de Jambres" é citado o mistério de um pássaro que pré-anuncia a morte. Então resolvi procurar algum mistério entre sobre pássaros e achei um bem intrigante: Os pássaros que se afogam em grupo.
 
by Andy Mason

   A veterinária Becki Lawson, da Sociedade Zoológica de Londres, se deparou com um fenômeno estranho: O afogamento coletivo de jovens estorninhos no país de Gales, pássaros muitos comuns neste país.
   Ela e seus colegas identificaram 12 eventos de afogamento coletivo de filhotes de estorninhos no país nos últimos 20 anos, coletando relatos de  testemunhas.
   “Em todos os relatos, as pessoas encontravam os passarinhos mortos em seus jardins, sempre afogados – em lagos, poças, fontes, piscinas e até em baldes de água” - Afirma a pesquisadora.
   Na maioria dos casos, com exceção de dois, mais de 10 filhotes de estorninhos foram encontrados afogados juntos.
   Ao contrário dos outros eventos de morte massivas de aves, por conta da poluição ou pestes, os filhotes estavam saudáveis e morreram mesmo por afogamento!
   Um mistério que precisava ser resolvido para evitar novos afogamentos. Pois esse fenômeno  poderia colocar em risco a reprodução da espécie.
   Lawson se perguntou se havia algo que tornava o filhote mais susceptível ao afogamento e porque os outro seguiam o primeiro para a morte.

   A resposta pareceu ser o instinto coletivo dos estorninhos que, pelo visto começa cedo nessas aves. Os estorninhos são famosos por formarem bandos de centenas de milhares, voando juntos pelo céu.
  “Os estorninhos são uma espécie gregária. Eles voam juntos, se alimentam juntos e se banham juntos. Isso pode explicar, em parte, por que eles se afogam em grupos.” - Explica Lawson.
   Os filhotes, guiados por instintos mas com pouca experiência de vida, tendem a seguir o irmão quando ele cai na água e todos acabam se afogando juntos.
   Lawson comparou os eventos de afogamento do estorninho com uma espécie mais solitária, o melro-preto, e constatou que os estorninhos se afogam mais.
   “Os estorninhos parecem se afogar com mais frequência do que o melro-preto.” - comenta Rob Robinson, outro pesquisador, da Sociedade Britânica de Ornitologia, que também participou do projeto. “A principal diferença é que eles se deslocam em grandes bandos. Os mais jovens, particularmente, ficam perambulando pelos bosques e campos, um pouco como os adolescentes.”
   Quando um estorninho voa até um corpo de água para matar a sede, os outros estorninhos o seguem formando aglomerações e atrapalhando uns aos outros.
  “Achamos que é essa natureza de andar em bando que os predispõe a esses acidentes” - Completa Robinson.
  Embora o projeto tenha esclarecido o fenômeno. A causa exata de porque muitos se afogam durante essas aglomerações continua um mistério.
   Mesmo que esses eventos de afogamentos pareçam ser pouco influentes na população de estorninhos, a Sociedade Britânica de Ornitologia está preocupada e perde que o público registre qualquer novo acidente com afogamento de estorninhos para o site da organização.
Segue-se um link para o trabalho científico de Lawson sobre  afogamentos dos estorninhos.
Aqui.

Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.