Howard Phillips Lovecraft e o Subgênero Horror Cósmico.

   Em nosso encontro passado, conversamos um pouco sobre o gênero fantasia científica. Agora podemos falar um pouco sobre um dos maiores escritores de ficção científica e fantasia de todos os tempos: Lovecraft. Seu sobrenome dá ideia de alguém propaga o amor ou que "constrói o amor"; mas esse Lovecraft se especializou o propagar o horror! 
   Eu considero os trabalhos literários de Lovecraft como sendo um mix de fantasia, ficção científica e horror. Lovecraft criou um gênero próprio que muitos estudiosos gostam de chamar de horror cósmico.
   Em um horror cósmico o universo inteiro parecer querer e conspirar para que você seja destruído junto com toda a humanidade. Seus inimigos são imensuravelmente poderosos, como deuses, e você não tem a menor chance de derrotá-los. Você pode apenas se esconder para adiar o seu fim.
   Se baseando nos pesadelos terríveis que tinha, Lovecraft simplesmente encontrou a melhor forma de assustar os seus leitores. Fazendo as suas histórias chegarem ao absurdo do sobrenatural muito além do que os leitores preveem, e usando o pessimismo e o cinismo como ferramenta literária.
Uma de suas melhores obras, e que representa muito bem a mitologia criada por Lovecraft é o livro "Nas Montanhas da Loucura". Fica a recomendação, embora eu mesmo ainda não tenha terminado de ler.


Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.